• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 30 de setembro de 2014

O Cine Vídeo da Biblioteca exibe o filme O Menino Maluquinho

Clique para ampliar
O Cine Vídeo da Biblioteca exibe nesta terça-feira (30) o filme O Menino Maluquinho, de Helvécio Ratton, no Setor Infantil da Instituição. Serão duas sessões, às 10h e às 15h, com entrada gratuita.

- O Menino Maluquinho - O Menino Maluquinho é um garoto travesso da classe média, que adora brincar e pregar peças nos amigos, mas sofre quando seus pais se separam. Eis então que aparece o Vovô Passarinho, que o leva para tirar férias na fazenda, onde vivem agitadas aventuras.

O quê: O Cine Vídeo da Biblioteca exibe o filme "O Menino Maluquinho"
Quando: 30 de setembro, terça-feira, às 10h e às 15h
Onde: Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Biblioteca recebe palestra sobre a fabricação do folclore e a cultura nordestina

Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira dia 1° de outubro, às 18h, na Sala Katia Mattoso, da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) o professor doutor Durval Muniz de Albuquerque Júnior (UFRN) ministrará a palestra A Feira dos Mitos: a fabricação do folclore e da cultura popular nordestinos. Organizado pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), vinculado à Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a mesa terá mediação da professora doutora Lígia Bellini (UFBA).

O professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior é doutor em História Social pela Unicamp com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona e é autor de diversos livros, entre eles, “A Feira dos Mitos: a fabricação do folclore e da cultura popular (Nordeste, 1920-1950)”, atualmente leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O quê: Biblioteca recebe palestra sobre a fabricação do folclore e a cultura nordestina
Quando: 01 de outubro, quarta-feira, às 18h
Onde: Sala Katia Mattoso, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito
Fonte: fpc.ba.gov.br

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Biblioteca recebe o primeiro Seminário de Leitura para Todos

Clique para ampliar
Debater a necessidade de oferta de  serviços voltados para a leitura de pessoas com deficiência e a inclusão voltada para questões que envolvem a acessibilidade nas bibliotecas públicas. Esta será a temática debatida no I Seminário de Leitura para Todos, iniciativa do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia (SEBP), coordenado pela Fundação Pedro Calmon (FPC)/ Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT). O Seminário ocorrerá nos dias 9 e 10 de outubro, das 9h às 16h30, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB).

O evento tem como tema central “Acessibilidade: novos rumos para a inclusão” e contará com relatos de experiências, oficinas, exibição de filmes e documentários, lançamentos, feira de livros e apresentações culturais promovidas pelas instituições convidadas. Dentre elas, a Associação Educacional Sons no Silêncio (AESOS), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA), Associação de Amigos do Autista (AMA)  e Fundação Dorina Nowill.

O evento disponibilizará certificado para aqueles que tiverem 75% de participação nas palestras.

Confira a programação completa e o formulário de inscrição no site fpc.ba.gov.br/acessibilidade 

O quê: Biblioteca recebe o primeiro Seminário de Leitura para Todos
Quando: 9 e 10 de outubro, quinta e sexta, das 09h às 17h
Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito
Fonte: Ascom / FPC

Dica Cultural: Biblioteca Virtual 2 de Julho promove Colóquio sobre a história da Bahia em quadrinhos

Clique para ampliar
Aliada no incentivo à leitura e à escrita por meio do lúdico e criativo, a arte das ilustrações estará em destaque, em Salvador, de 15 a 17 de outubro, com o Colóquio História e Quadrinhos: A história da Bahia em HQ, realização da Biblioteca Virtual 2 de Julho (BV), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado. O evento será gratuito e acontecerá no Complexo Cultural dos Barris (Biblioteca Pública do Estado da Bahia), com inscrições pelo site da BV (bv2dejulho.ba.gov.br).

O Colóquio tem como intuito, discutir a técnica e o uso das ilustrações como instrumento de divulgação da história e cultura da Bahia e trará cartunistas baianos para os debates, que falarão da possibilidade também de apreender enredos históricos e fictícios que simbolizam a história e a cultura do estado por meio desta arte.

Na programação, serão realizadas três rodas de conversa, com os temas “A história e cultura da Bahia pelos quadrinhos”, “Novos traçados do mercado da ilustração” e “Identidade nos traços”, além das Oficinas “A charges no jornalismo diário”, “Charges e quadrinhos no meio digital”, “Quadrinhos em movimento: animações e games” e uma Oficina infantil (Quadrinhos para os pequenos), exposição sobre o cartunista e ilustrador Hélio Roberto Lage, feira de venda e escambo de quadrinhos. A BV fará ainda homenagem póstuma ao cartunista, Antonio Cedraz, falecido dia 11 de setembro. 

Dentre os convidados, estão confirmadas as presenças dos cartunistas CAu GomeZ, Nildão, Caó Cruz Alves, Edu Santana e Lila Cruz.  Nos encontros serão discutidos itens como a produção e o mercado editorial de quadrinhos na Bahia, promovendo um intercâmbio entre profissionais de diferentes regiões do Brasil nesta área, além de uma oportunidade de ensinar a arte de construir um gibi, por meio de oficinas.


O quê: Colóquio História e Quadrinhos: A História da Bahia em HQ
Quando: 15 a 17 de outubro
Onde: Complexo Cultural dos Barris (Biblioteca Pública do Estado da Bahia)
Quanto: Gratuito
Mais informações: bv2dejulho.ba.gov.br
Fonte: fpc.ba.gov.br

sábado, 27 de setembro de 2014

De Olho na Notícia: Prefeitura lança grupos residentes de música, dança e teatro para alunos da rede municipal de ensino

Clique para ampliar
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Edução (Smed) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM), lança o programa Salvador em Cena, que visa a criar grupos artísticos residentes formados por alunos da rede municipal de ensino. O evento será realizado na próxima segunda-feira (29), às 10h, no Espaço Cultural da Barroquinha.

Serão lançados quatro grupos, que são Orquestra Sinfônica, Orquestra de Pandeiros, Companhia de Dança e Companhia de Teatro. As equipes serão formadas por alunos de 8 a 14 anos e têm como objetivo despertar talentos e proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de vocações por meio da  formação artístico-cultural.

Além disso, a ação vai contribuir com a profissionalização na área da cultura, incentivando os alunos a serem multiplicadores do seu fazer artístico e agitadores culturais nas comunidades em que vivem. O trabalho será acompanhado pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e pela FGM.

Grupos Artísticos

A Orquestra Sinfônica da Cidade do Salvador terá formação inicial de 50 alunos, com sede  na CRE Cajazeiras. Os contemplados terão aulas de diversos instrumentos, iniciação musical e conhecimentos básicos de Luthieria, arte da manutenção e confecção de instrumentos musicais.  Após um ano de aulas e ensaios, os estudantes estarão prontos para realizar um concerto didático e circular no cenário local e nacional.

A Orquestra de Pandeiros da Cidade do Salvador irá beneficiar 40 crianças na CRE Subúrbio. Seu objetivo é fortalecer e reafirmar a musicalidade da nossa cidade, assim como preservar e dar visibilidade ao pandeiro, instrumento símbolo da identidade nacional e patrimônio cultural brasileiro.

A CRE Itapuã vai abarcar a Companhia de Dança da Cidade do Salvador. Composto inicialmente por 40 alunos, o grupo irá possibilitar aos estudantes desempenhar papel importante na educação dos seus corpos, através de processo interpretativo e criativo, e assim transformar as relações que se estabelecem entre corpo, dança e sociedade.

Já a Companhia de Teatro da Cidade do Salvador será instalada na CRE Centro, com formação inicial de 40 crianças e adolescentes. Com o objetivo de possibilitar a expressão de desejos, narrativas cotidianas e o fortalecimento da identidade cultural dos estudantes, o grupo irá produzir  e circular com espetáculos na cidade. Além disso, a companhia estará apta a representar Salvador e a Bahia em eventos de artes cênicas nacionais e internacionais.

O quê: Prefeitura lança grupos residentes de música, dança e teatro para alunos da rede municipal de ensino
Quando: 29 de setembro, segunda-feira, às 10h
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Projeto Cirandando Brasil na 8ª Primavera dos Museus

Clique para ampliar
No dia 27 de setembro de 2014 (sábado), das 15 às 17 horas, o Projeto Cirandando Brasil, comandado por Nairzinha, dá continuidade ao seu projeto de resgatar a cultura da brincadeira no Brasil. 

Atividade realizada no Museu Carlos Costa Pinto, na 8ª Primavera dos Museus, para crianças de todas as idades (acompanhadas com responsável), com entrada franca.

O quê: Projeto Cirandando Brasil na 8ª Primavera dos Museus
Quando: 27 de setembro, sábado, das 15h às 17h
Onde: Museu Carlos Costa Pinto
Quanto: Gratuito

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Dica Cultural: Movimento Cultural Música na Lage no Primavera SOLAR

Foto: Divulgação
O Parque Solar Boa Vista e o Palco do SOLAR recebem o Movimento Cultural Música na Lage no próximo sábado (27), a partir das 9h, dentro da programação do projeto Primavera SOLAR

A programação do evento contará com discotecagem do DJ Dabeat, projeção do Coletivo Cutucar e inclui também a Feira Livre, realizada na área externa do SOLAR, composta por instalação interativa do Projeto Itinerante Próxima Parada, brechós, oficinas de turbantes entre outras ações. O Movimento terá inicio às 09h com a Oficina de Musicalização Encontros Sonoros, no foyer do SOLAR e às 14h oferecendo acesso a Feira Livre na área externa do SOLAR, ambas gratuitas. Das 17h às 20h o grupo Preto Sábio assumirá a cena com sua sonoridade cheia de elementos rítmicos, influências tradicionais do país, da música cubana, africana e baiana. O show do grupo também contará com a participação de convidados especiais e acontece na sala principal do SOLAR.

Idealizado por Kiko , baterista do grupo, o Movimento Cultural Música na Lage promove desde 2007 eventos de arte e entretenimento em Cosme de Farias tendo como principais objetivos o fortalecimento de diversas linguagens artísticas em diálogo com comunidade local.

O quê: Movimento Cultural Música na Lage no Primavera SOLAR
Quando: 27 de setembro, sábado, das 9h às 20h
Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista, Eng. Velho de Brotas, Parque Solar Boa Vista
Quanto: R$10 (inteira) e R$5 (meia)
Mais informações: 71 3116 2000 | divulgacao.solar@gmail.com

Dica Cultural: Mostra de artes inclusivas marca o início da Primavera em Salvador

Clique para ampliar
O Cine Teatro Solar Boa Vista recebe no dia 28 de setembro, às 8h, a sexta edição do Casulo de Artes Inclusivas, que este ano irá homenagear Dorival Caymmi com a reapresentação do multi-espetáculo de teatro e palhaços Caymmi e a Poética dos Sentidos

Também está confirmado à intervenção artística "Danças em Mim", dirigidos por Ana Luiza Reis e Edu O. com o projeto "Corpo na Educação" e promete boas surpresas artísticas dentro e fora do teatro. Os diretores e alunos, foram participantes das oficinas de dança do Projeto Perspectivas em Movimento, finalizado em maio deste ano, e compõem este novo projeto que será visto pela primeira vez, no Casulo de Artes Inclusivas.

Este ano o evento vai ampliar para o ambiente externo as ações do Casulo, através de uma ação de plantio em grupo, deixando um legado ambiental e social para o Cine-Teatro Solar Boa Vista. A ação tem a parceria dos Canteiros Coletivos que é um movimento de iniciativa cidadã que realiza ações contínuas de plantio e ocupações culturais de espaços públicos da cidade. Os participantes devem levar a muda de planta e compartilhar deste momento simbólico de fortalecimento das raízes em acessibilidade, igualdade, cidadania e respeito com a diferença.

Esta será mais uma oportunidade para assistir o espetáculo “Caymmi- E a poética dos Sentidos”, do Projeto Perspectivas em Movimento: A Reinvenção da Diferença, que atua para e pelos direitos das pessoas com deficiência, oferecendo curso gratuito de teatro, dança e palhaços para pessoas com deficiência, pais ou responsáveis, professores e estudantes universitários. Contemplado em edital de Formação e Qualificação em Cultura o projeto recebeu o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e apresentou como produto final em maio o espetáculo interdisciplinar (teatro, dança, palhaços), homenageando Dorival Caymmi.

O evento tem a coordenação geral da comunicóloga e dançarina, Ninfa Cunha, do produtor Deo Carvalho e do assistente de coordenação executivo Antônio Pereira.

O quê: Mostra de artes inclusivas marca o início da Primavera em Salvador
Quando: 28 de setembro, domingo, às 08h
Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista
Quanto: Gratuito
Mais informações: reinventandoadiferenca.blogspot.pt

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

De Olho na Notícia: Biblioteca recebe reunião do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Imagem: Ilustração
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe na próxima sexta-feira, 26 de setembro, a partir das 09h, a 19ª reunião ordinária do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - BA (COEDE), na Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar. 

A reunião contará com a presença da Comissão de Políticas Públicas, a Comissão de Comunicação e Articulação de Conselhos, e a Comissão de Atos Normativos e Finanças, e irá apresentar e discutir temas relacionados às pessoas com deficiências na Bahia, como a saúde da pessoa com deficiência, situação do passe livre, entre outros. 

O COEDE – órgão colegiado, integrante da estrutura da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, instituído pela Lei nº 8.268, de 04 de julho de 2002 - tem por finalidade formular políticas e diretrizes e avaliar os programas e ações governamentais voltados para a defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

De Olho na Notícia: Inscrições prorrogadas para o Edital do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro

Clique para ampliar
Com o objetivo de ampliar a participação dos escritores no edital do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) informa que as inscrições serão prorrogadas até o dia 30 de setembro.  

Ao todo, serão contempladas 6 obras, divididas nos gêneros Contos e Crônicas, Literatura Infantil,  Dramaturgia, Poesia e Romance. Além disso, será republicada uma obra de grande relevância para a literatura local que não se encontra em circulação no mercado.

Poderão participar do certame apenas autores soteropolitanos ou residentes no município de Salvador. As inscrições deverão ser realizadas somente via Correios, com Aviso de Recebimento (AR) entre o dia 04 agosto e 30 de setembro de 2014. A documentação deverá ser endereçada à Fundação Gregório de Mattos, Rua Chile, 31, Centro, Salvador, BA, CEP 40020-160, com a indicação de “Seleção Pública Coleção 2014 - Selo Literário João Ubaldo Ribeiro”.

Confira o EDITAL
Mais Informações: culturafgm.salvador.ba.gov.br

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Dica Cultural: Biblioteca Anísio Teixeira promove oficina de histórias infantis em Libras

Foto: Divulgação
A Biblioteca Anísio Teixeira (Pelourinho) recebe nesta quarta e quinta (24 e 25) o professor Josnan Fábio, que ministrará uma oficina de contação de histórias infantis na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Além da contação serão exibidos filmes infantis para a garotada. Toda a programação é gratuita.

O quê: Oficina de histórias infantis em Libras
Quando: 24 e 25 de setembro, quarta e quita, às 9h
Onde: Biblioteca Anísio Teixeira
Quanto: Gratuito
Fonte: fpc.ba.gov.br

De Olho na Notícia: Prorrogadas as inscrições para as eleições dos Setoriais dos Colegiados de Cultura da Bahia

Clique para ampliar
Ainda dá tempo para se inscrever no encontro mais importante da comunidade cultural para escolher os representantes que irão contribuir para as políticas de cultura do Estado da Bahia. Foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (26/09) as inscrições para as eleições dos Colegiados Setoriais de Cultura da Bahia 2014​, ​previstos na Lei Orgânica da Cultura da Bahia (Lei nº 12.365 de 22 de novembro de 2011). ​

Até esta sexta (19), o cadastro vinculado a Fundação Pedro Calmon/SecultBA contava com 102 eleitores cadastrados no setor de Arquivo e Memória e 14 candidatos cadastrados, na área de Biblioteca 48 eleitores cadastrados e 10 candidatos cadastrados, já no setor de Livro e Leitura foram 37 eleitores cadastrados e 14 candidatos cadastrados, totalizando nestes setores 225 participantes.

Inscrição - O cadastramento de eleitores e candidatos está sendo feito através de plataforma virtual disponibilizada na internet, no endereço cultura.ba.gov.br. Para participar das eleições dos Colegiados Setoriais de Cultura da Bahia, como eleitor ou como candidato, é necessário estar devidamente cadastrado. O resultado das eleições será publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia e divulgado pela SecultBA. Os eleitos, titulares e suplentes, serão empossados em ato oficial em data a ser divulgada no site da Secretaria.

​O processo​ vai possibilitar a formação de novos grupos representativos, além dos já formados colegiados das artes, em 2012, que representam cada linguagem artística (Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro)

Os novos grupos de representação social serão dos setores de Arquivos e Memória, Bibliotecas, Design, Livro e Leitura, Patrimônio Cultural, Museus, Culturas Populares, Culturas Indígenas, Culturas Afrobrasileiras e Moda. Terão atuação no biênio de 2015-2016 assumindo o papel de orientar e respaldar decisões políticas, atuando como instâncias de consulta, participação e controle social das ações promovidas pelo poder público.

O quê: Prorrogadas as inscrições para as eleições dos Setoriais dos Colegiados de Cultura da Bahia
Quando: até 26 de setembro, sexta-feira
Quanto: Gratuito
Fonte: fpc.ba.gov.br

O Filme na Biblioteca dessa quarta-feira traz "A Menina que Roubava Livros"

Clique para ampliar
O Filme na Biblioteca dessa quarta-feira (24) traz A Menina que Roubava Livros, do diretor Brian Percival. O longa, baseado no livro de mesmo título do escritor australiano Markus Zusak, conta a história de Lisiel Meminger, que durante a Segunda Guerra Mundial encontra nos livros uma forma de sobreviver ao mundo caótico à sua volta. 

O filme será exibido em duas sessões, às 10h e às 15h, na Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, com acesso gratuito.

A Menina que Roubava Livros -  Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch).

Confira o Trailer: 


O quê: Filme na Biblioteca traz "A Menina que Roubava Livros"
Quando: 24 de setembro, quarta-feira, às 10h e às 15h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Dica Cultural: Espaço Cultural da Barroquinha recebe exibição gratuita de filme sobre capoeira

Clique para ampliar
O Espaço Cultural da Barroquinha irá receber hoje (23) o lançamento do filme Jogo de Corpo – Capoeira e Ancestralidade em evento gratuito. A programação prevê a realização de uma roda de capoeira para receber os convidados, às 18h30, e às 19h o filme será exibido. Fechando a noite, o diretor Matthias Assunção e Mestre Cobra Mansa farão um bate-papo com o público presente.

Jogo de Corpo – Capoeira e Ancestralidade: Dirigido por Mattias Assunção e Richard Pakleppa, a película apresenta um mosaico de jogos de combate dos dois lados do Atlântico,
no Brasil e na Angola. A obra conta a história do Mestre Cobra Mansa, que procura entender sua herança afro brasileira e explorar a ancestralidade da capoeira.

A busca de suas raízes começa no Rio, onde Cobra Mansa, na época um moleque de 12 anos, aprendeu na rua os métodos de sobrevivência. O aprendizado da capoeira também elevou sua autoestima. Ele conta como ingressou no Movimento Negro e descobriu sua identidade afro-brasileira através da capoeira. 

Um influente mito brasileiro vincula a capoeira a um legendário jogo angolano chamado engolo.  Por meio do intercâmbio entre capoeira e engolo nos povoados remotos no sul de Angola, Cobra começa a compreender as afinidades e diferenças entre os jogos de combate jogados nos dois lados do Atlântico. 

O quê: Lançamento do filme “Jogo de Corpo – Capoeira e Ancestralidade”
Quando: 23/09, terça-feira, às 18h30h
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha – Pça Castro Alves, Barroquinha.
Quanto: Gratuito
Mais informações: 3322-4626

Biblioteca realiza a 2ª edição do Curso Técnicas de Redação para Concursos e Vestibulares

Clique para ampliar
O Setor de Pesquisa e Referência da Subgerência Noturna da Biblioteca Pública do Estado da Bahia realiza na próxima segunda-feira, 29 de setembro, às 13h, a 2ª edição do Curso Técnicas de Redação para Concursos e Vestibulares.

Com a duração de 4h e vagas limitadas, o curso irá apresentar conceitos e características da linguagem escrita e técnicas para elaboração de uma boa redação. o curso é destinado a todos que pretendem prestar concurso público ou vestibulares.

Os interessados devem se inscrever até o dia 26/09, sexta-feira, no Setor de Pesquisa e Referência da Biblioteca, a partir das 18h, mediante a entrega de 1 lata de leite em pó, que será doada a Instituição de Caridade Lar Maria Luiza.  

O quê: 2ª edição do Curso Técnicas de Redação para Concursos e Vestibulares
Quando: 29 de setembro, segunda-feira, às 13h (inscrições até 26/09)
Onde: Sala 07, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Quanto: 1 lata de leite em pó

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dica Cultural: Curso Conversando com a sua História

Foto: Divulgação
O curso Conversando com a sua História receberá na segunda-feira (22/09), às 17h, na sala Kátia Mattoso, Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) a palestra Marias sem glória: retratos da prostituição feminina na salvador das primeiras décadas republicanas ministrada pela professora Carolina Silva Cunha de Mendonça (UFBA). O curso Conversando com a sua História é organizado pelo Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBA

A docente irá discutir a prostituição feminina em Salvador no período de 1889 a 1920, durante a Primeira República. Questões como a incidência da sífilis, a regulamentação da prostituição, o crime de lenocínio e o chamado tráfico de escravas brancas serão levantadas como forma compreender quais os debates circundavam as preocupações de médicos, juristas, legisladores, jornalistas e policiais no que dizia respeito ao comércio sexual durante este período. Na próxima segunda (29/09), o curso receberá o professor Daniel Vital dos Santos Silva (UFBa), que debaterá o tema A homossexualidade no século XIX: Historiografia, fontes, possibilidades e problemas.

O quê: Curso Conversando com Sua História
Quando: 22 de setembro, segunda-feira, às 17h
Onde: Sala Katia Mattoso, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Quanto: Gratuito
Mais informações: fpc.ba.gov.br
Fonte: fpc.ba.gov.br

Dica Cultural: Lançamento do Dicionário Amoroso de Salvador

Clique para ampliar
O quê: Lançamento do Dicionário Amoroso de Salvador
Quando: 27 de setembro, sábado, das 18h às 21h
Onde: Livraria Cultura do Salvador Shopping
Quanto: Gratuito

domingo, 21 de setembro de 2014

Bate-papo, filmes, debates e exposição marcam o Primavera para Tod@s

Clique para ampliar

Para celebrar a chegada da Primavera e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21), a Biblioteca Pública do Estado da Bahia tem promovido durante todo o mês de setembro uma série de atividades culturais gratuitas, de cunho educativo e de valorização da pessoa com deficiência. É a 6ª edição do Projeto Primavera para Tod@s, que vem reunindo artistas, estudantes, médicos, especialistas e inúmeros frequentadores e visitantes da Biblioteca em atividades como: mostras de filmes seguidas de debate, vivências, bate-papo, exposição fotográfica e apresentações artísticas. Confira o que já aconteceu e o que ainda vem por aí:

Foto: Taiana Figueiredo
Abrindo a programação, a Biblioteca exibiu no dia 09/09 o filme Colegas, de Marcelo Galvão, na Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar. O público acompanhou a história de Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola), três grandes amigos portadores da síndrome de Down que fogem do instituto onde viviam para tentar realizar o sonho individual de cada um. Após a exibição do filme, a Dra. Helena Pimentel, Médica Geneticista da SESAB, Consultora do Ministério da Saúde e Assessora Médica do SRTN – APAE Salvador, conversou com os presentes esclarecendo dúvidas sobre a síndrome de Down, e debatendo as formas de lidar com a doença. 

Foto: Taiana Figueiredo
Já no dia 11/09, foi a vez do documentário Marcelo Yuka: No Caminho das Setas, de Daniela Broitman, seguido de um debate com o psicólogo Tiago Mozar Laurene Ferraz de Novaes, do Instituto Baiano de Reabilitação / Fundação José Silveira. Com o tema Aspectos Emocionais e Psicológicos de uma Pessoa que se Torna Cadeirante, o público pôde refletir sobre as mudanças que acontecem na vida de uma pessoa que se torna cadeirante, como no caso do baterista da banda O Rappa, Marcelo Yuka, que após ser baleado durante um assalto no Rio de Janeiro perdeu os movimentos das pernas, passando a se locomover com uma cadeira de rodas, retratado no documentário de Broitman. 

Foto: Taiana Figueiredo
No dia 12/09, no Quadrilátero da Instituição, o projeto promoveu um bate-papo com o tema: 'Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é' - O artista deficiente no dia-a-dia. O evento foi mediado pelo dançarino, artista plástico e arteterapeuta Edu O., e contou também com a participação do instrutor de dança Ademilton dos Reis Ferreira, a atriz Cristina Oliveira, o escritor e jornalista Ednilson Sacramento, o músico Evangel Vale, e a dançarina e atriz Ninfa Cunha.  Os convidados debateram sobre as dificuldades encontradas em suas trajetórias profissionais e suas conquistas no ambiente artístico, além de compartilharem experiências e curiosidades de suas profissões. 

Foto: Taiana Figueiredo
O bate-papo foi aberto pelo grupo de canto Encantando, formado por pacientes, mães e cuidadoras de pacientes tratados no Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), e o encerramento das atividades do dia ficou por conta da professora Ana Luiza Reis e os seus alunos do projeto O Corpo na Educação, que realizaram uma intervenção de dança. O projeto volta à programação do Primavera para Tod@s com a abertura de uma exposição fotográfica, que ficará em cartaz no Foyer da Instituição até o dia 30/09. A exposição retrata o processo de construção e execução das aulas de dança para pessoas com deficiência, durante os meses de julho e agosto, sob a coordenação de Ana Luiza Reis.  

Foto: Taiana Figueiredo
E vem mais por aí - No próximo dia 26/09, sexta-feira, o projeto Primavera para Tod@s recebe o espetáculo Palhaço para um ensaio aberto no Setor Infantil da Biblioteca. A peça, criada no Projeto Perspectivas em Movimento e dirigida por Demian Reis, faz o encontro entre um pouco do imaginário de Caymmi com a leve alegria do palhaço. 

sábado, 20 de setembro de 2014

Dica Cultural: VII Caminhada da Primavera em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Foto: III Caminhada | Reprodução Facebook
A Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, a Associação de Funcionários do Banco do Brasil e a comunidade Apabb e seus parceiros (Alcance, Apae Salvador e Centro de Arte e Educação Alternativa) realizam neste domingo (21) a VII Caminhada da Primavera, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no mesmo dia. 

A concentração acontece às 08h na Barra, e a cainhada fará o trajeto saindo do antigo Clube Espanhol (posto de gasolina) até a Praça do IBR - Instituto Baiano de Reabilitação, em Ondina. O trajeto será acompanhado por bandas e roda de capoeira, e os participantes deverão estar vestidos com camisa branca. 

As inscrições podem ser feitas através do e-mail apabb_ba@apabb.org.br, ou pelos telefones 71 3320 7170 / 3320 7140

O quê: VII Caminhada da Primavera em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Quando: 21 de setembro, domingo, a partir das 8h
Onde: Barra - Ondina
Quanto: Gratuito
Mais informações: apabb_ba@apabb.org.br | 71 3320 7170 | 3320 7140 

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dica Cultural: Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo

Clique para ampliar
De 21 a 28 de setembro acontece em Salvador a Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo, com uma programação que inclui debates, homenagens, encontros e a exibição de cerca de 100 filmes produzidos na Bahia.

A abertura oficial acontece neste domingo (21), às 16h no Complexo Cultural dos Barris com a exibição do Cinema Expandido – vídeo mapping com o filme “O bandido da luz vermelha” de Rogério Sganzerla, homenagem ao crítico de cinema João Carlos Sampaio. Também será homenageado o professor e crítico André Setaro com o lançamento da nova edição do seu livro “Panorama do Cinema Baiano”, além da abertura da exposição com os cartazes de todas as edições da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, assinados pelo artista plástico Chico Liberato, na sala Pierre Verger.

Outros debates acontecem no período de 21 a 25 (segunda a quinta), com mesas às 17h e às 19h, na Sala Walter da Silveira (Barris), com a presença de produtores, cineastas, atores, técnicos, estudantes e aficionados por cinema, que irão discutir sobre a produção audiovisual na Bahia. A mostra de filmes “Encontro com o Cinema Baiano” acontece de 26 a 28 (sexta a domingo), em diversos horários, nas salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto (Barris), além das salas do Circuito Saladearte: Cinema do Museu (Museu Geológico/Vitória) e Cine Vivo (Paseo/Itaigara). Os ingressos terão preços populares: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Confira a programação completa.

A “Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo” é uma realização das secretarias estaduais de Cultura – através da Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e de Comunicação – através do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e da Regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura, com apoio de várias instituições parceiras: Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV), Clube de Cinema da Bahia, Associação de Produtores e Cineastas, União de Cineclubes da Bahia, Instituto Roque Araújo, Universidade Estadual do Sudoeste (UESB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

O quê: Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo
Quando: 21 a 28 de setembro
Onde: Complexo Cultural dos Barris, salas do Circuito Saladearte: Cinema do Museu (Museu Geológico/Vitória) e Cine Vivo (Paseo/Itaigara).
Quanto: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)

Dica Cultural: Salvador recebe o Curso Tecnologias Livres na Criação Artística

Clique para ampliar
Em outubro e novembro será realizado em Salvador o Curso Tecnologias Livres na Criação Artística (C.TLCA), que busca fomentar a liberdade e autonomia na produção artística mediada por tecnologias digitais através do uso de ferramentas de software e hardware livres e/ou baratas, de grande potencial. Além do curso, serão organizadas mostras públicas dedicadas à difusão e intercâmbio da produção artística de pessoas que trabalham com ferramentas livres, estratégias sociais autônomas, conhecimentos e discursos livres.

Voltado a artistas, técnicos, pesquisadores e estudantes que tenham potencial para desencadear processos criativos posteriores, o curso tem 64 horas-aula e será realizado em quatro módulos (Áudio, Imagem e Vídeo, Interfaces, Composição e Produção). A principal ferramenta explorada será o Pure Data (Pd) – um ambiente de programação em tempo real voltado para produção de áudio/música, vídeo, interfaces interativas para dança, teatro, performance, etc. Outras ferramentas a serem abordadas e utilizadas são o Processing, Arduino, Ardour e Audacity.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do blog ctlca.wordpress.com. O C.TLCA conta com apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Edital 21/2012 – Culturas Digitais, e com apoio institucional do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia, da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia e do Café da Walter.

O quê: Salvador recebe o Curso Tecnologias Livres na Criação Artística
Quando: 30 de setembro a 15 de novembro
Onde: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Campus Ondina
Quanto: Gratuito
Mais informações: ctlca.wordpress.com

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Dica Cultural: Último fim de semana da peça "Ninguém falou que seria fácil" em Salvador

Clique para ampliar
A peça Ninguém falou que seria fácil, do grupo carioca Foguetes Maravilha realiza suas últimas apresentações em Salvador neste fim de semana. A peça, vencedora do Prêmio Shell de Teatro na categoria Melhor Texto, está em cartaz na Caixa Cultural Salvador, com sessões nas sexta (19), às 20h, no sábado (20), às 17h e às 20h, e no domingo (21), às 19h, com ingressos a R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 meia. 

A comédia mistura o cotidiano e o inusitado em uma estrutura fragmentada que inclui filmes franceses dos anos 1970, dança contemporânea, dramas familiares, exercícios metalinguísticos e fábulas para crianças. O espetáculo estreou em 2011 no Rio de Janeiro, chamando a atenção da crítica. A direção é de Alex Cassal, e o texto e a co-direção são de Felipe Rocha. No elenco, Felipe Rocha, Renato Linhares e Stella Rabello/ Alice Ripoll (em revezamento). 

O quê: Último fim de semana da peça "Ninguém falou que seria fácil" em Salvador
Quando: 19 a 21 de setembro
Onde: Caixa Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, 57 – Centro
Quanto: R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 meia (vendas na Caixa Cultural, somente nos dias de cada sessão)
Mais informações: 71 3421-4200 (Caixa Cultural) | foguetesmaravilha.wordpress

Dica Cultural: Abertas inscrições para o Mapa Musical da Bahia 2014

Clique para ampliar
Realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o Mapa Musical da Bahia abre sua 3ª chamada, com inscrições até 20 de outubro. Assim, o projeto convoca novos interessados em integrar esta rede, que objetiva mapear, reconhecer e difundir a diversidade da produção musical do estado, além da atualização de dados de artistas já inscritos, compondo um panorama dos cenários musicais existentes nos diversos territórios de identidade baianos. Para participar, o candidato deve ser artista da música atuante no estado e produzir trabalho autoral.

Iniciado em 2012, o Mapa Musical da Bahia mantém uma plataforma de difusão da produção musical autoral da Bahia, que pode ser usada como fonte de informações para pesquisadores, produtores, curadores, críticos e público. No ar desde agosto de 2013, o Portal Mapa Musical da Bahia apresenta uma rádio online com obras que foram indicadas por uma curadoria especializada nas chamadas realizadas em 2012 e 2013. No total, foram 518 compositores e músicos inscritos e 995 obras cadastradas em 2012. Já em 2013, na segunda chamada, foram mais 198 inscritos e 372 obras. Ou seja: em dois anos de Mapa Musical, foram mapeados 716 artistas e 1367 obras musicais da Bahia.

Os desdobramentos do Mapa Musical envolvem ainda uma parceria com a Rádio Educadora FM (107,5), que veicula semanalmente programas apresentando artistas cadastrados no projeto. Está em andamento também a produção de uma coletânea de cinco discos, com previsão de lançamento ainda para este ano.

Além disso, o projeto Mapa Musical da Bahia 2014/2015 foi contemplado pelo 1º Edital de Fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), no eixo “Fomento à Produção e Circulação de Bens Culturais”. A seleção vai repassar R$ 2,5 milhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC), que serão somados a uma contrapartida de R$ 625 mil do Governo da Bahia, para um investimento total de R$ 3,125 milhões na difusão da diversidade da produção musical da Bahia, com a realização de 108 shows nos 27 territórios de identidade baianos, dois grandes festivais e cinco oficinas de qualificação, além da reformulação do portal, com novas ferramentas e melhor navegação; criação de aplicativo para smartphones e tablets; e produção de mais coletâneas.

COMO SE INSCREVER – Para participar do cadastro, os músicos e compositores devem apresentar o seu trabalho através de ao menos um e no máximo três registros de áudio, com músicas que podem ser composições autorais, interpretadas pelo próprio autor ou por outros músicos/cantores, e obras de domínio público com arranjo musical autoral. A participação é aberta a pessoas físicas, exclusivamente para autores das obras a serem apresentadas.

As inscrições podem ser feitas através de sistema online disponível no hotsite Mapa Musical, ou pelos Correios, com envio do Formulário de Inscrição, documento disponível para download na mesma página, acompanhado de um CD com as músicas, através de serviço Sedex ou Carta Registrada, com Aviso de Recebimento (AR).

O quê: Abertas inscrições para o Mapa Musical da Bahia 2014
Quando: até 20 de outubro
Quanto: Gratuito
Mais informação: fundacaocultural.ba.gov.br | (71) 3324-8524 | 3324-8526 (seg a sex, 14h às 18h) | musica.funceb@funceb.ba.gov.br

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Fundação Pedro Calmon/SecultBA abre vaga para estágio na Biblioteca

Clique para ampliar
Pré-requisitos:

- Ser estudante do curso de Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda a partir do 3º semestre;
- Dinâmico, e proativo;
- Afinidade por assuntos culturais;
- Domínio das ferramentas Corel Draw e Photoshop;
- Disponibilidade no turno da manhã ou tarde.

Do Estágio:

- Bolsa-auxílio (R$ 400,00) + transporte;
- Carga horária de 20 horas semanais.
Interessados devem mandar currículo com portfolio até 24/09 para: viva.bpeb@gmail.com
Informações: (71) 3117-6058/6084

Projeto Primavera para Tod@s promove ensaio aberto do espetáculo Palhaços

Foto: Manuela Hernandez | Divulgação
O projeto Primavera para Tod@s da Biblioteca Pública do Estado da Bahia promove no dia 26 de setembro, às 15h, um ensaio aberto do espetáculo Palhaços no Setor Infantil da instituição. 

Este espetáculo faz o encontro entre um pouco do imaginário de Caymmi com a leve alegria do palhaço. Os palhaços brincam no palco de ser João Valentão, Marina, pescadores, suas companheiras, marisqueiras, as lavadeiras do Abaeté e as sereias do mar. Não falta nem o próprio Caymmi como personagem citado. Permeado pela trilha sonora de Dorival Caymmi o show nos embala em ondas de riso da Bahia imaginada pelo mestre. Como ponto culminante o último quadro homenageia a grande tradição das baianas do acarajé.

O espetáculo foi criado no Projeto Perspectivas em Movimento – a reinvenção da diferença, e contou com a direção de Demian Reis. O elenco, de aproximadamente 20 pessoas, foi preparado na arte do palhaço por João Lima.

O Primavera para Tod@s está em sua 6ª edição, e promove durante o mês de setembro uma série de ações culturais em celebração à chegada da estação das flores e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21). A programação do projeto inclui bate-papo, cinema com debate, exposição fotográfica, apresentações artísticas e oficinas.


O quê: Projeto Primavera para Tod@s promove ensaio aberto do espetáculo Palhaços
Quando: 26 de setembro, às 15h
Onde: Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Inscrições abertas para o Seminário Nacional Mulher e Cultura

Clique para ampliar
De 28 a 31 de outubro, a capital baiana, Salvador, receberá agentes de todo o Brasil para o Seminário Nacional Mulher e Cultura (SNMC), no qual debaterão as ações e os espaços de visibilidade das mulheres em alguns segmentos da Cultura. Realização da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado, em parceria do Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Seminário trará mesas de debate, apresentações culturais e rodas de diálogo, tendo como principal objetivo fortalecer as ações culturais realizadas por mulheres ou sobre mulheres, além de promover reflexões e debates sobre a temática. O Seminário será aberto no dia 28 de outubro (terça-feira), no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), a partir das 19h e as inscrições (gratuitas) começam nesta segunda (15), por internet.

O Seminário será um espaço de convivência e troca de experiências acadêmicas, artísticas e culturais, a partir da interação entre diferentes agentes femininos de cultura do Brasil, tendo como finalidade o fortalecimento de uma rede de articulação feminina em todo país. É voltado para mulheres que apresentem atuação na temática cultural e perspectivas enquanto multiplicadoras, que tenham militância no segmento ou desenvolvam pesquisa sobre o tema central do evento e os transversais. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas e será feita – EXCLUSIVAMENTE – pela internet, no hotsite do evento (fpc.ba.gov.br/mulherecultura), no período de 15 a 22 de setembro.  Para garantir a presença de mulheres de todo o país, a produção do evento custeará passagens e hospedagens, conforme ​seleção  da Comissão de Inscrição do Seminário. 

As Mesas de Debates terão como temas: “Mulher: Tradição e Contemporaneidade”, “Mulheres da Cultura”, “Mulher, Cultura e Comunicação”, “Mulheres e Conhecimentos Tradicionais” e “Cultura e Contemporaneidade”, de 29 a 31 de outubro. Neste último dia, serão realizadas ainda as Rodas de Diálogos, com temas que ampliam as discussões centrais. Dentre as convidadas, estão a yalorixá, Beatriz Moreira Costa, a Mãe Beata de Yemanjá (RJ), a indígena do povo Omágua/Kambeba, mestra e escritora, Marcia Kambeba (PA), a jornalista e diretora do Coletivo Intervozes, Beatriz Barbosa (BSB), a doutora em Literatura Comparada da UERJ, Fernanda Felisberto e a integrante da Brigada de AudioVisual do Coletivo Nacional de Cultura do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Ana Chã (SP).

Além dos debates, o Seminário Nacional Mulher e Cultura contará também com apresentações culturais femininas – música, teatro, recitais -, espaços de leitura, com a Biblioteca Móvel, ao longo da programação, que será encerrada com show na Praça Tereza Batista – Pelourinho. Paralela às atividades, acontecerá também, nos dias 28 e 29, a Mostra de Filmes “Mulheres, Cultura e Contemporaneidade”, na Sala Walter da Silveira, gratuitamente.

O quê: Inscrições abertas para o Seminário Nacional Mulher & Cultura
Quando: 28 a 31 de outubro (inscrições até 22 de setembro - fpc.ba.gov.br/mulherecultura)
Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, às 19h
Quanto: Gratuito
Mais informações: fpc.ba.gov.br/mulherecultura
Fonte: fpc.ba.gov.br

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Setor infantil da Biblioteca promove oficinas gratuitas

Foto: arquivo BPEB
O Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia promove oficinas gratuitas para a criançada se divertir e aprender. 

Na próxima sexta-feira (19), as crianças poderão expressar sua criatividade e imaginação através da massa de modelar durante a oficina Nas Asas da Imaginação. E no dia 24/09, quarta-feira, a oficina Brincando com Papel irá ensinar a garotada a confeccionar brinquedos com a técnica de dobraduras, utilizando material reciclado. 

As atividades são gratuitas e acontecem sempre às 15h, após a leitura de histórias sobre o tema da oficina do dia. 

O quê: Setor infantil da Biblioteca promove oficinas gratuitas
Quando: 19 e 24 de setembro, às 15h
Onde: Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Casa da Música comemora seus 21 anos com programação cultural gratuita

Clique para ampliar
A Casa da Música celebra 21 anos com a 7ª edição do projeto Viva o Abaeté e a Semana Viva o Abaeté Especial, realizando até o dia 22 de setembro uma série de ações culturais abertas ao público.

Entre as diversas atividades, a programação inclui um mutirão ecológico, roda de capoeira, aula de Yoga, batalha de Grafite com artistas locais, oficinas, documentários, e muita música. No dia 22/09, a programação se encerra com o Sarau de Itapuã em homenagem ao centenário de Lupicío Rodrigues, com Pedro de Rosa Morais e convidados. 

Inaugurada em setembro de 1993, juntamente com as obras de recuperação do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, a Casa da Música foi concebida com características de museu. O espaço conta com um acervo de 700 peças sobre música da Bahia, entre partituras, fitas de áudio e vídeo, instrumentos e discos. A partir de 2003 passou a atuar como um espaço cultural e a receber atividades artísticas de diversas linguagens. Localizada no Parque do Abaeté, importante ponto turístico do bairro de Itapuã e de Salvador, a Casa da Música tem desenvolvido projetos com o objetivo de consolidar o vínculo com a comunidade local, que atualmente utiliza o espaço não somente enquanto público, mas também propondo e realizando ações artístico-culturais. 

O quê: Casa da Música comemora seus 21 anos com programação cultural gratuita
Quando: até 22 de setembro
Onde: Parque Metropolitano do Abaeté, Itapuã
Quanto: Gratuito

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Dica Cultural: Museu Eugênio Teixeira Leal realiza atividades do projeto Varal Cultural

Clique para ampliar
A Biblioteca Innocêncio Calmon,​ 2º andar do Museu Eugênio Teixeira Leal / Memorial do Banco Econômico realiza nesta quarta-feira (17), às 14h, o projeto Varal Cultural, com atividades para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. 

O Projeto convida o público para refletir, discutir e trocar experiências a partir da leitura do livro Museu Vivo, de autoria de Patrícia Engel Secco, além de promover uma  aula expositiva com artista plástico Alesson Ramos, com músicas que trazem noções básicas sobre as cores primárias, secundárias e terciárias. A programação também conta com uma oficina de confecção de telas com tampas de caixa de papelão e pintura com temas relacionados ao livro e a primavera com uma breve exposição dos trabalhos produzidos pelos participantes do Varal Cultural. 

O quê: Museu Eugênio Teixeira Leal realiza atividades do projeto Varal Cultural
Quando: 17 de setembro, quarta-feira, às 14h
Onde: Biblioteca Innocêncio Calmon, 2º andar do Museu Eugênio Teixeira Leal / Memorial do Banco Econômico
Quanto: Gratuito
Mais informações: (71) 3321-  ​8023

De Olho na Notícia: Inscrições abertas para o Edital do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro

Clique para ampliar
A Fundação Gregório de Mattos inscreve, até o dia 19 de setembro, produções literárias para o Edital do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro. A ação configura uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao campo da literatura no município.

O Selo tem como objetivo incentivar a produção literária na cidade, por meio da  publicação de cinco obras inéditas dos gêneros Contos e Crônicas, Literatura Infantil,  Dramaturgia, Poesia e Romance. Além disso, o selo visa a republicar uma obra literária de grande relevância e que não se encontra em circulação no mercado. As publicações irão formar aColeção 2014 do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro.

Inscrições - Poderão participar do certame apenas autores soteropolitanos ou residentes no município de Salvador. As inscrições deverão ser realizadas somente via Correios, com Aviso de Recebimento (AR) entre o dia 04 agosto e 19 de setembro de 2014. A documentação deverá ser endereçada à Fundação Gregório de Mattos, Rua Chile, 31, Centro, Salvador, BA, CEP 40020-160, com a indicação de Seleção Pública Coleção 2014 – Selo Literário João Ubaldo Ribeiro.

As obras inscritas serão analisadas e selecionadas pela Comissão de Avaliação, composta por 9 (nove) integrantes, sendo 6 (seis) representantes do setor literário baiano com notório saber; 2 (dois) servidores da FGM designados por seu presidente e 1 (um) representante do Conselho Diretivo do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca da Cidade do Salvador.

Cada título publicado na Coleção 2014 do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro terá tiragem de 2.000 (dois mil) exemplares, sendo 200 (duzentos) na modalidade Braille e 200 (duzentos) na modalidade Audiolivro.

Confira o Edital 

O quê: Inscrições abertas para o Edital do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro
Quando: até 19 de setembro
Mais informações: culturafgm.salvador.ba.gov.br
Fonte: fpc.ba.gov.br

sábado, 13 de setembro de 2014

Dica Cultural: Lucas Santtana lança seu novo álbum "Sobre noites e dias" no Domindo no TCA

Clique para ampliar
No próximo dia 14 de setembro (domingo), às 11h, o Teatro Castro Alves recebe Lucas Santtana para o lançamento do seu novo o disco: Sobre noites e dias. Acompanhado de Caetano Malta (guitarra, baixo e MPC) e Bruno Buarque (MPC, IPad, bateria, efx), Lucas (Voz, guitarra, Cavaco, baixo, sinth e monome) apresenta o repertório do seu novo álbum e também revisita algumas de suas canções mais conhecidas, como “Lycra Limão”, "Cira Regina e Nana” e “Se pá ska SP”. 

O show integra a edição de setembro do Domingo no TCA, projeto cujo objetivo fundamental é proporcionar à população baiana espetáculos de qualidade a preços simbólicos. Os ingressos custam R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia) e são vendidos somente no dia do espetáculo, a partir das 9h, com acesso imediato do público.

O quê: Lucas Santtana lança novo álbum no Domingo no TCA
Quando: 14 de setembro, domingo, às 11h
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Quanto: R$ 1,00 (inteira) / R$ 0,50 (meia) - vendas a partir das 9h do dia do espetáculo
Fonte: tca.ba.gov.br

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Dica Cultural: Grupo de Teatro do Gapa abre seleção para estudantes entre 14 e 17 anos

Clique para acessar o formulário de inscrição

Dica Cultural: Salvador recebe oficina de divulgação e mobilização do Prêmio Cultura Hip Hop 2014

Clique para ampliar
O Prêmio Cultura Hip Hop 2014 será apresentado na Bahia, na Escola de Dança da FUNCEB, nesta sexta-feira (12/09), às 18h, com a presença do diretor do Centro de Música da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Paulo Cesar Soares. Durante o evento ocorrerá uma oficina aberta ao público para a divulgação e mobilização para o edital, e contará com intervenções artísticas de rap, grafite, break, DJs e exibição de videoclipes.

O edital está na segunda edição e é uma iniciativa da Funarte, entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), com objetivo de divulgar, valorizar e estimular a cultura hip hop. As inscrições estão abertas até 09 de outubro.

“A ideia é promover a divulgação do edital e fazer articulação com o movimento do Hip Hop no estado da Bahia”, diz o representante da Funarte no Nordeste, Naldinho Freire, que também estará presente na ação esclarecendo dúvidas sobre o certame. A mobilização do evento é do Dj Branco, da CMA HIPHOP - Comunicação, Militância e Atitude HipHop e produtor do programa de rádio Evolução Hip Hop, da rádio Educadora FM / IRDEB.

Segundo Freire, a proposta é passar pelas nove capitais do NE. Em Salvador, a oficina conta com o apoio da Representação Regional do MinC na Bahia e Sergipe.

Poderão ser premiados projetos de composição, arranjos, shows, vídeos, discos, arquivos audiovisuais, sites, revistas, pesquisas, mapeamentos, seminários, ciclo de debates, palestras, oficinas e cursos livres sobre a cultura hip hop. O edital escolherá 170 iniciativas culturais inéditas, distribuindo 20 prêmios de R$ 20 mil para instituições privadas sem fins lucrativos e 150 prêmios no valor de R$ 14,3 mil para pessoas físicas ou coletivos. 

Inscrições – As inscrições podem ser feitas até 09 de outubro por via postal com a seguinte descrição e endereço:  
Prêmio Cultura Hip Hop 2014
Centro da Música/Funarte 
Rua da Imprensa, nº 1/ sala 1308
CEP 20030-120- Rio de Janeiro – RJ
Para esclarecer dúvidas, os telefones de contato são: (21)2215-5278, (21)2279-8109 e (21)2240-5151.

O quê: Salvador recebe oficina de divulgação e mobilização do Prêmio Cultura Hip Hop 2014
Quando: 12 de setembro, sexta-feira, às 18h
Onde: Escola de Dança da FUNCEB, Terreiro de Jesus, Pelourinho
Quanto: Gratuito

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Biblioteca realiza bate-papo no projeto Primavera para To@s


Integrando a programação do projeto Primavera para Tod@s, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia realiza amanhã, 12 de setembro, um bate-papo com o tema: 'Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é' - O artista deficiente no dia-a-dia, a partir das 15h, no Quadrilátero da Instituição. 

Edu O.
O evento será mediado pelo dançarino, artista plástico e arteterapeuta Edu O., e contará também com a participação do instrutor de dança Ademilton dos Reis Ferreira, a atriz Cristina Oliveira, o escritor e jornalista Ednilson Sacramento, o músico Evangel Vale, e a dançarina e atriz Ninfa Cunha

Encerrando a programação do dia,  haverá uma intervenção de dança com Ana Luiza Reis e seus alunos do projeto "O Corpo na Educação".

O Primavera para Tod@s está em sua 6ª edição, e promove durante o mês de setembro uma série de ações culturais em celebração à chegada da estação das flores e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21). A programação do projeto inclui bate-papo, cinema com debate, exposição fotográfica, apresentações artísticas e oficinas.


O quê: Biblioteca realiza bate-papo no projeto Primavera para To@s
Quando: 12 de setembro, a partir das 15h
Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: Gratuito