• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Legados Raros: Dei discorsi di M. Pietro Andrea Matthioli

Matthioli, Pietro AndreaDei discorsi di M. Pietro Andrea Matthioli...nelli sei libri di pedacio Dioscoride Anazarbeo della materia medicinale...- Venetia : Apresso  Felice Valgrisio, 1585.  2v. : il.,  35cm  
Em dois séculos de história a Biblioteca Pública do Estado da Bahia constituiu e preservou uma coleção literária rara e especial, de fundamental relevância para pesquisa, atualmente sob a guarda da Subgerência de Obras Raras e Valiosas. Este precioso acervo possui obras de importância nacional e internacional, com acesso restrito e previamente agendado, cuidados pela atual gestora do Setor, a bacharel em biblioteconomia com especialização em Acervos Raros, Célia Maria de Almeida Mattos.

Com o intuito de levar ao conhecimento público este acervo tão especial, a Biblioteca preparou esta série de postagens com alguns dos exemplares mais raros e curiosos encontrados em nossas estantes.  Confira:

Dei discorsi di M. Pietro Andrea Matthioli
Fotos: Juliana Neri
Dei discorsi di M. Pietro Andrea Matthioli, Pietro Andrea Matthioli – Obra ilustrada com xilogravuras de alto nível, capitulares ornamentadas e marca do tipógrafo italiano Vicenzo Valgrisi na página de rosto. As páginas são enumeradas sequencialmente, nos dois volumes, em algarismos arábicos, e inclui efígie do autor e citações em grego.

Além de identificar as plantas originalmente descritas por Dioscorides (autor greco-romano 40-90 d.C. considerado fundador da farmacognosia), a obra acrescentou novas descrições, mostrando a importância da utilização das plantas na saúde humana, marcando assim a ligação do estudo das plantas na Medicina, e foi dedicada à princesa Giovana, Arquiduquesa da Áustria.

Matthioli foi médico naturalista nascido em Siena (1501 – 1577), e exerceu a profissão em Siena, Roma e Trento, tornando-se, posteriormente, médico pessoal de Ferdinand II, Arquiduque da Áustria.

O exemplar da Biblioteca se encontra em estado razoável de conservação, com encadernação não original, irregularidades na paginação e algumas páginas danificadas por broca. 

A Subgerência de Obras Raras e Valiosas funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 2º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris. Mais informações: 71 3117-6090 

0 comentários:

Postar um comentário