• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Legados Raros: Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavallaria

ANDRADE, Manoel Carlos de. Luz da liberal e nobre arte da cavallaria offerecida ao Senhor D. João, Príncipe do Brazil. por Manoel Carlos de Andrade, Picador da Picaria Real - Lisboa: Na Regia Officina Typographica, 1790. Xxvi, 454 p.: il. 35 cm.
Em dois séculos de história a Biblioteca Pública do Estado da Bahia constituiu e preservou uma coleção literária rara e especial, de fundamental relevância para pesquisa, atualmente sob a guarda da Subgerência de Obras Raras e Valiosas. Este precioso acervo possui obras de importância nacional e internacional, com acesso restrito e previamente agendado, cuidados pela atual gestora do Setor, a bacharel em biblioteconomia com especialização em Acervos Raros, Célia Maria de Almeida Mattos.

Com o intuito de levar ao conhecimento público este acervo tão especial, a Biblioteca preparou esta série de postagens com alguns dos exemplares mais raros e curiosos encontrados em nossas estantes. Confira:
Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavallaria
Fotos: Juliana Neri

Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavallaria, Manoel Carlos Andrade – Um tratado sobre a arte da cavalaria, publicado no século XVIII (1790), que apresenta detalhadamente  informações sobre equitação, terrenos apropriados, cavalos e atitudes dos cavaleiros, apresentadas em linguagem elegante,  tornando o texto e a obra um "verdadeiro tesouro da arte gráfica",  além de apresentar ilustrações de alto nível.

O autor, Manoel Carlos de Andrade (1755 - 1817) foi adestrador de cavalos e mestre de equitação da Real Corte de Portugal. A primeira edição, com tiragem de 1.000 exemplares, foi impressa por ordem da Rainha D. Maria I.

O exemplar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia procede da Biblioteca de Ulisses Brito, com texto em bom estado de conservação, encadernação, em couro com estragos no dorso e nas bordas. Varias estampas coloridas foram retiradas do exemplar.

Curiosidade: "Picador da Picaria Real" é o adestrador oficial dos cavalos da realeza.

A Subgerência de Obras Raras e Valiosas funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 2º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris. Mais informações: 71 3117-6090

0 comentários:

Postar um comentário