• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Dica Cultural: CineFacom retorna à suas atividades dia 08 de abril

Clique para ampliar
O projeto CineFacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBA, está de volta. Com novos filmes, retorna como um espaço de circulação e reflexão da produção audiovisual universitária e contemporânea com mostras mensais, nas quartas-feiras, às 19 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A sessão de reabertura terá uma estreia dia 08 de abril (quarta-feira), com o documentário Acupe - Terra Quente, produzido pela Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) Memória Social: Audiovisual e Identidades, coordenado pelo professor José Roberto Severino.O início do evento está marcado para as 17 horas com a  apresentação do Grupo de Samba de Roda Raízes de Acupe seguido de um bate-papo e exibição do documentário.

Criado em fevereiro de 2013, o projeto CineFacom será realizado pelos membros do Centro de Comunicação Democracia e Cidadania - CCDC da Facom, com o apoio da Ação Curricular em Comunidade e Sociedade Memória Social: Audiovisual e Identidades.

Realizado durante um ano, o CineFacom promoveu 16 edições quinzenais, com um público de aproximadamente 800 pessoas. Com um formato intercalado entre mostras com produções de estudantes e sessões especiais, o projeto tornou-se referência na UFBA em divulgação audiovisual de trabalhos estudantis.

O projeto vai manter as mostras especiais com diretores convidados e sessões estudantis, agora com edições mensais, sempre nas quartas-feiras. Estudantes da UFBA poderão inscrever filmes de no máximo 30min, de variados gêneros e temáticas. Contando com o apoio da PROEXT, o evento possibilita a emissão de certificados.

Acupe - Terra Quente, de José Roberto Severino - O documentário sobre o distrito de Acupe, no Recôncavo baiano, nome que significa "Terra Quente", insere o espectador no cenário cultural e social do lugar, apresentando as suas mais variadas manifestações como o Nego Fugido, Mandus, Bombachos, Burrinhas, Caretas e grupos de Samba de Roda; destacam-se as tensões religiosas; o cotidiano das famílias que carecem de serviços de saúde, saneamento e educação, além das aspirações políticas. Esse cenário compõe o repertório de significação e de sentido da vida no distrito do Recôncavo Baiano.

- Essas histórias são mostradas a partir do registro contado pelos moradores locais. O documentário é resultado dos trabalhos da disciplina ACCS -  Memória Social: Audiovisual e Identidades, entre os anos de 2011 e 2014.

Confira a programação geral: 

08 de abril de 2015 – Mostra Especial
Estréia do Filme Acupe Terra Quente produzido pelos membros da ACCS Memória Social: Audiovisual e Identidades e coordenado pelo professor José Roberto Severino (Facom/UFBA).

13 de maio de 2015 – Mostra Estudantil
Mostra Audiovisual de Estudantes da UFBA com vídeos de qualquer Gênero com duração de até 30 minutos.

10 de junho de 2015 – Mostra Especial
Mostra de Direitos Humanos

08 de julho de 2015 – Mostra Estudantil
Mostra Audiovisual de Estudantes da UFBA com vídeos de qualquer Gênero com duração de até 30 minutos.

O quê: CineFacom retorna à suas atividades
Quando: 08 de abril, a partir das 17h
Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário