• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 14 de abril de 2015

Por Dentro da Biblioteca celebra os dias Nacional e Internacional do Livro Infantil

Rian Paixão Catramby |
Foto: taiana Figueiredo - BPEB
Em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil (02/04) e ao Dia Nacional do Livro Infantil (18/04), a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) preparou uma edição especial do Por Dentro da Biblioteca, e traz para seus leitores uma entrevista com o pequeno frequentador Rian Paixão Catramby, que aos 8 anos de idade já atingiu a incrível marca de cerca de dois mil livros lidos. 

Rian conta que começou suas aventuras literárias entre os anos de 2009 e 2010, quando o seu pai começou a traze-lo à BPEB, no Setor Infantil, onde lia as histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, e as revistas da Turma da Mônica, de Maurício de Souza. Ao final de 2010, ele já havia lido 200 livros. 

"Gosto muito de ler porque a leitura é como um jogo, só que a gente tem que usar a imaginação e precisa ler para entender.", afirma Rian, que ainda diz preferir os livros convencionais à versões digitais. "Eu prefiro o 'livro de folha' porque a gente pode tocar, e porque o livro é uma coisa muito legal que precisa usar muito a imaginação.", explica. 

O pai de Rian, Ivan Catramby, conta que sempre incentivou o filho com a leitura. "A gente mora longe, então dava pra ler muito no ônibus, no caminho para casa. Só no percurso daqui da Biblioteca até em casa eu lia dois livros pra ele. Agora ele lê cerca de 300 livros por ano sozinho. Por dia, ele lê aproximadamente 4 livros." conta Ivan Catramby.

Foto: Taiana Figueiredo - BPEB
O pequeno Rian revela que o livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato é o seu preferido, apesar gostar muito de outras histórias, como as da dupla Asterix e Obelix, personagens criados pelos franceses René de Goscinny e Albert Uderzo. "Eu já estou quase terminando a série Asterix e Obelix, mas o meu personagem favorito entre todos é o Pedrinho, do Sítio do Pica-pau Amarelo. Meu pai até já me levou na cidade do Monteiro Lobato, em Taubaté. Eu gostei muito.", conta Rian, que ainda diz gostar muito do espaço do Setor Infantil, por ter todos esses livros à disposição. 

Segundo o leitor mirim, de todos os seus amigos, ele é o que mais ama ler, e pretende aumentar muito mais a sua marca, que já está em, aproximadamente, dois mil livros lidos. "Meus amigos até gostam de ler, mas eu sou o que lê mais. E quero ler muito mais ainda.", conta Rian. Atualmente, ele está lendo Memórias da Emília, de Monteiro Lobato, e as séries Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem, de Maurício de Souza, além de séries de super-heróis. 

O Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia funciona de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 18h, no andar térreo, e conta com um acervo de 7.028 livros, 230 catálogos e 68 títulos de revistas. Além disso, o Setor ainda oferece ao público oficinas, Cine Vídeo, contação de história, palestras, bate-papo, exposição, empréstimos de livros, pesquisas, teatro e visita guiada.  

0 comentários:

Postar um comentário