• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Legados Raros: Chronica do Emperador Clarimundo

BARROS, João de. Chronica do Emperador Clarimundo, donde os reis de Portugal descendem, tirada da linguagem ungara em a nossa portuguesa,  dirigidia  ao esclarecido Príncipe D. João , filho do muito poderoso Rei D. Manoel, primeiro deste nome, por João de Barros e agora novamente  acrescentada com a vida deste escritor. - 5. impressão, fielmente impressa sem mudança da sua antiga linguagem. - Lisboa : Officina de João Antonio da Silva, 1791.  3v. 15 cm.
Criada em 1811 com acervo de 3.000 volumes, , a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) teve como seu primeiro administrador o próprio idealizador e autor do plano para sua criação, Pedro Gomes Ferrão de Castello  Branco.  Nesses dois séculos de história, constituiu e preservou uma coleção literária rara e especial, de fundamental relevância para pesquisa. Atualmente a Subgerência de Obras Raras e Valiosas guarda a coleção histórica rara e especial, com acesso restrito, consulta local e previamente agendada. O acervo se mantém sob a gestão da bibliotecária, Célia Maria de Almeida Mattos.

Com o intuito de levar ao conhecimento público este acervo tão especial, a Biblioteca preparou esta série de postagens com alguns dos exemplares mais raros e curiosos encontrados em nossas estantes. Confira: 

Chronica do Emperador Clarimundo
Fotos: Taiana Figueiredo
Chronica do Emperador Clarimundo, João de Barros - Em 3 volumes e a quinta reimpressão da obra que foi publicada pela primeira vez em 1520, em Coimbra, a novela de cavalaria narra a vida do Imperador que chegou a ser rei da Hungria e imperador de Constantinopla e do qual. segundo a obra, descendem os reis de Portugal. 

O pesquisador português João de Barros, 1496-1570, escreveu esta novela de cavalaria quando tinha pouco mais de 20 anos. Durante algum tempo houve a crença  da obra ter sido traduzida da língua húngara, hoje porem não resta dúvida de que foi composta originalmente na língua portuguesa pelo autor.

A coleção da Biblioteca Pública do estado da Bahia procede da Biblioteca do Dr. Gonçalo Moniz, e se encontra em bom estado de conservação.

A Subgerência de Obras Raras e Valiosas funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 2º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris. Mais informações: 71 3117-6090. 

0 comentários:

Postar um comentário