• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Legados Raros: Oração gratulatória ao Príncipe Regente

MACEDO, Ignacio José de. Oração gratulatoria ao Principe Regente Nosso Senhor, recitada a 13 de maio na sala principal do palacio na presença do Illustrissimo e Excellentissimo Conde dos Arcos. - Bahia : Na Typog. de Manoel Antonio da Silva Serva, 1811.  11p.

Criada em 1811, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) completou na última quarta-feira, 13 de maio, 204 anos de fundação, e nesses dois séculos de história constituiu e preservou uma coleção literária rara e especial, de fundamental relevância para pesquisa. Atualmente sob a guarda da Subgerência de Obras Raras e Valiosas a coleção histórica, tem acesso restrito e consulta local previamente agendada. 

Com o intuito de levar ao conhecimento público este acervo tão especial e de celebrar mais um ano de existência desta instituição de tão grande importância para o nosso Estado, a Biblioteca preparou esta série de postagens com alguns dos exemplares mais raros e curiosos encontrados em nossas estantes.  Confira:
Oração gratulatória ao Príncipe Regente
Fotos: Taiana Figueiredo

Oração gratulatória ao Príncipe Regente - Discurso proferido para marcar a data (13 de maio de 1811) da criação da Biblioteca Pública da Bahia, da instalação da primeira imprensa particular na Bahia e principalmente comemorar o aniversário de D. João VI, Rei de Portugal, Brasil e Algarves.

Ignacio José de Macedo (1874 - 1834) foi um eligioso português, cavaleiro da Ordem de Cristo, professor, orador e pregador régio, um dos redatores do jornal "Idade d'Ouro no Brasil" primeiro jornal publicado na Bahia (1811-1823).

A Subgerência de Obras Raras e Valiosas funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 2º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris. Mais informações: 71 3117-6090. 

0 comentários:

Postar um comentário