• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sábado, 31 de janeiro de 2015

Dica Cultural: Grupo Corrupião apresenta o projeto Circuladô de Sons

Clique para ampliar

O Grupo Corrupião apresenta o projeto cultural Circuladô de Sons, com oficinas e apresentações musicais para todas as idades. Neste sábado, 31 de janeiro, às 17h e 18h, o grupo realiza show encerrando as oficinas no bairro da Boca do Rio. Já no dia 04 e 05 de fevereiro, o projeto estará no bairro dos Alagados. 

O quê: Grupo Corrupião apresenta o projeto Circuladô de Sons
Quando: 31 de janeiro, sábado, às 17h e 18h
Onde: Comunidade Kolping - S. Francisco de Assis, Boca do Rio
Quanto: Gratuito
Mais informações: facebook.com/pages/Grupo-Corrupiao

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Dica Cultural: Festival de Música Ilimitada em Plataforma nesta sexta-feira

Clique para ampliar
Depois de passar por Camaçari, Alagados e Sussuarana, agora é a vez de Plataforma receber o Festival da Música Ilimitada. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 30, às 18h, no Centro Cultural de Plataforma. Neste encontro, foram selecionadas as bandas Lukas Kintê, Confulsão e O Terreiro, com ritmos como rap, rock e música afro, com batidas diferenciadas, respectivamente. 

As inscrições para alguns polos ainda estão abertas para bandas que queiram participar da seletiva. Através do site musicailimitada.com.br artistas de Cajazeiras (até 31 de janeiro), Lauro de Freitas (até 08 de fevereiro), Itapuã (até 16 de fevereiro), Beiru/Tancredo Neves (até 22 de fevereiro) e Liberdade (até 01 de março), podem enviar seu material ao projeto.

Um dos Mc´s mais conhecidos no cenário do rap soteropolitano, Lukas Kintê começou no hip-hop em 1999. Criador do Grupo Fábrica de Rimas e do Coletivo Clã dos Reis, em 2003 decidiu seguir carreira solo, Gravou um CD em parceria com Dj Akani, Makonnen Tafari, Chamado PRIMAZIA, e atualmente está em estúdio produzindo o seu primeiro Álbum – “1° Episodi​a​”. Já dividiu o palco com nomes consagrados no rap nacional.

Nascida em 2013, a Confusão tem o rock in roll como principal influência, mas o seu som resgata também a raiz nordestina e mistura com a música contemporânea urbana. A ConFUSÃO, como o nome já diz, é uma FUSÃO de ritmos e elementos do teatro, poesia e artes plásticas. A banda é formada por Luciano Robô (vocal), Reinaldo Xuxa (baixo), Niel Alves(guitarra), Rafael Luz (guitarra), Zuzu Nascimento (bateria), Anderson Reis(percussão) e Adison Açucar (percussão)   .

Com os irmãos Alisson e Angelo Lima no comando, o grupo O Terreiro tem referência do reggae, rock e funksoul, além dos toques do candomblé. A partir do momento em que se organizaram com amigos, deram inicio ao processo de reaprendizagem da percussão que se escutava nos terreiros de candomblé, em composição com as canções e arranjos diferenciados. O primeiro Cd foi batizado de “Arte Sagrada”.

As dez bandas selecionadas serão submetidas à votação popular, através da internet, que escolherá um representante. Outras cinco serão indicadas por um júri formado por renomados profissionais da música baiana. Entre os critérios de seleção, os jurados avaliarão interpretação, qualificação técnica do grupo, mérito artístico, autoralidade, originalidade e performance de palco. Os três primeiros colocados do festival serão contemplados com diversos prêmios para melhor gerenciamento de carreira. O Festival da Música Ilimitada é promovido pela Odò Produção Cultural, com o patrocínio da TIM e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural, FAZCULTURA.

O quê: Festival de Música Ilimitada em Plataforma nesta sexta-feira
Quando: 30 de janeiro, sexta-feira, a partir das 18h
Onde: Centro Cultural de Plataforma - Praça São Braz, Plataforma
Quanto: R$ 4,00 e R$ 2,00 

Dica Cultural: Teatro Solar Boa Vista recebe o espetáculo O Pássaro do Sol

Clique para ampliar
O espetáculo O Pássaro do Sol poderá ser conferido gratuitamente neste sábado, 31 de janeiro, às 15 horas, no Cine-Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas). A apresentação abre publicamente a 2ª edição do MADEIRA VIVA, projeto de manutenção das atividades da companhia baiana de animação de bonecos A RODA, contemplada pelo Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), financiado pelo Fundo de Cultura (FCBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz). A proposta visa a promover a pesquisa, o intercâmbio com artistas e ainda oferecer à comunidade de Salvador oficinas e apresentações gratuitas do repertório do grupo.

Vencedor do Prêmio Braskem Teatro de 2010 (Melhor Espetáculo Infantojuvenil), O Pássaro do Sol tem texto adaptado da mitologia indígena brasileira pela escritora Myriam Fraga, narrando a história de um jovem que é transformado em pássaro para ir ao céu roubar as chamas do palácio do sol. A encenação utiliza o teatro de sombras, antigo gênero de animação que tem na China uma das mais antigas tradições. As silhuetas são recortadas em couro pela artista plástica Olga Gómez, que também é responsável pela direção e adaptação do texto. No palco, sobre a tela de projeção, os atores-animadores Bernardo Oliveira, Naiara Gramacho, Ana Luiza Reis e Elinaldo Nascimento movimentam personagens e cenários. A direção de cenas e narração é de Osvaldo Rosa; a direção musical, de Uibitu Smetak; e a produção, de Marcus Sampaio.

O projeto MADEIRA VIVA apoiará as atividades da companhia A RODA por dois anos e guarda uma série de surpresas, ações de formação, intercâmbios, dentre outras atividades culturais que serão confirmadas no transcorrer dos próximos meses. A parceria artística com a escritora e poeta Myriam Fraga, iniciada desde 2006, deve gerar novos frutos, desta vez a partir de uma nova pesquisa de linguagem que pretende utilizar fantoches, técnica de animação de bonecos de luva que são também conhecidos como mamulengos no Nordeste.

Para Olga Gómez, o Edital de Apoio a Grupos e Coletivos representa decisivo aprimoramento técnico e fortalecimento profissional para a companhia e seus colaboradores, pois permite que o trabalho aconteça de forma continuada e em todos os níveis, do processo inicial de concepção, criação e construção dos bonecos, passando pela pesquisa de manipulação, até o oferecimento do resultado artístico ao público. “Trata-se de um projeto de fundamental importância para viabilizar a existência, continuação e efetivo trabalho dos núcleos de teatro locais”, comenta a encenadora.

O quê: Teatro Solar Boa Vista recebe o espetáculo O Pássaro do Sol
Quando: 31 de janeiro, sábado, às 15h
Onde: Cine-Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas)
Quanto: Gratuito
Mais Informações: 71 3116-2000 | arodateatro.com

Legados Raros - West - Indianische Reitze

ALDENBURGK, Johann Gregor. West - Indianische Reitze und Beschreibung der belag und eroberungder statt S. Salvador in der Bahie von Todos los Sanctos inn dem land von welches von Brasilia Welches von Anno 1623 bis ins 1626. - Gedruckt zu Coburg: In Friederich Gruners, Buchandlers, 1627. [98] p.
Em dois séculos de história a Biblioteca Pública do Estado da Bahia constituiu e preservou uma coleção literária rara e especial, de fundamental relevância para pesquisa, atualmente sob a guarda da Subgerência de Obras Raras e Valiosas. Este precioso acervo possui obras de importância nacional e internacional, com acesso restrito e previamente agendado, cuidados pela atual gestora do Setor, a bacharel em biblioteconomia com especialização em Acervos Raros, Célia Maria de Almeida Mattos.

Com o intuito de levar ao conhecimento público este acervo tão especial, a Biblioteca preparou esta série de postagens com alguns dos exemplares mais raros e curiosos encontrados em nossas estantes. Confira:

West - Indianische Reitze
Fotos: Juliana Neri
West - Indianische Reitze, Johann Gregor Aldenburgk – Edição original alemã raríssima de uma importante narrativa sobre o ataque e ocupação holandesa na Bahia, em 1624. 

O autor, soldado da Companhia das Índias Ocidentais nascido em Coburgk, Alemanha, integrou a esquadra do almirante Jacok Willekens, que em 1624 atacou e se apoderou da Bahia. 

O exemplar da Biblioteca procede da Biblioteca Vital Cardoso e apresenta marcas do tempo, páginas com grau de acidez e páginas amareladas, mas sem prejuízo do texto.  

A Subgerência de Obras Raras e Valiosas funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 2º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris. Mais informações: 71 3117-6090 

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

De Olho na Notícia: Ministro Juca Ferreira participa de hangout nesta quinta-feira

Clique para ampliar
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participará de um hangout - um bate-papo em vídeo - e responderá perguntas enviadas pelas redes sociais nesta quinta-feira (29), às 16h. Os comentários e dúvidas poderão ser encaminhados, em tempo real, pelo Twitter, Facebook, Google Plus e Instagram, por meio da hashtag #PergunteAoMinistro.

Essa será a primeira de uma série de entrevistas online com ministros do governo Dilma Rousseff promovida pelo Partido dos Trabalhadores. Com duração de aproximadamente uma hora, o hangout será transmitido ao vivo pelo Google Plus do partido.

O hangout com o ministro Juca Ferreira terá como mediador o editor do site "Farofafá", Pedro Alexandre Sanches.

O quê: Ministro Juca Ferreira participa de hangout nesta quinta-feira
Quando: 29 de janeiro, às 16h

Cine Vídeo exibe o filme Uma Fazendinha Maluca

Clique para ampliar
O Cine Vídeo da Biblioteca exibe nesta quinta-feira, 29 de janeiro, o filme Uma fazenda Maluca. Serão duas sessões, às 10h e 15h, no Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo. A entrada é gratuita. 

Uma Fazenda Maluca - Baseado em um clássico conto da literatura checa. Esta história fala sobre a amizade entre o relojoeiro Jemmy (um pequeno rapaz de uma vila que chega a Praga Medieval) com sua cabra. Lá, Jemmy acaba se apaixonando por Katy – uma jovem de Praga. A cabra acaba ficando com ciúmes e passa a odiar Katy. A dupla, porém tem como missão, salvar o relógio Astronômico de Praga dos gananciosos vereadores que estão impedindo a criação de outros relógios.

O quê: Cine Vídeo exibe o filme Uma Fazendinha Maluca
Quando: 29 de janeiro, quinta-feira, às 10h e 15h
Onde: Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Instituto Cervantes realiza a Jornada de Portas Abertas

Clique para ampliar

O quê: Instituto Cervantes realiza a Jornada de Portas Abertas
Quando: 31 de janeiro, sábado, das 13h30 às 22h
Onde: Instituto Cervantes, Av Sete de Setembro, 2792, Ladeira da Barra, Salvador
Quanto: Gratuito
Mais informações: 71 3797 4667

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Dica Cultural: MUNEAN realiza a exposição Ewe: As Folhas que Curam

Clique para ampliar
O quê: MUNEAN realiza a exposição Ewe: As Folhas que Curam
Quando: até 10 de março (Segunda: 13:00h às 17:00h | Terça a sexta: 09:00h às 17:00h | Sábados: 09:00h às 12:00h)
Onde: Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, Rua João de Deus, nº 5, Pelourinho
Quanto: Gratuito
Mais informações: (71) 3321-3819/ 3321-5951 | munean.com

Dica Cultural: Professor Dr. João José Reis ministra palestra sobre a Revolta dos Malês na BPEB

Clique para ampliar

O Professos Dr. João José Reis, autor do livro "Rebelião Escrava no Brasil", irá ministrar uma palestra sobre a Revolta dos Malês na próxima quarta-feira, 04 de fevereiro, às 17h, na Sala Katia Mattoso, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. O evento é uma realização do Centro de Memória da Bahia.

O quê: Professos Dr. João José Reis ministra palestra sobre a Revolta dos Malês na BPEB
Quando: 04 de fevereiro, quarta-feira, às 17h
Onde: Sala Katia Mattoso, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Por Dentro da Biblioteca: Você e a Biblioteca - Obras Raras

Foto: Taiana Figueiredo
Para mostrar a Biblioteca Pública do Estado da Bahia pelos olhos de quem a frequenta, preparamos uma série de entrevistas com frequentadores de diversos setores da Instituição. Nesta primeira entrevista, conversamos com o médico aposentado francês Pierre André Pambou, que há cerca de um ano se tornou um dos frequentadores mais assíduos da Subgerência de Obras Raras e Valiosas.

A Subgerência de Obras Raras e Valiosas (SORV) da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) tem preservado, em 203 anos de história da Instituição, uma coleção rara e especial com 60 mil volumes de importância nacional e internacional. O Setor é diariamente procurado por frequentadores do Brasil e do mundo, que buscam pelas informações valiosas entre as páginas das mais diversas obras deste acervo, muitas das quais podem ser encontradas somente na BPEB. 

Entre os frequentadores do Setor, está o médico aposentado francês Pierre André Pambou, 60 anos, que veio para a Bahia em 2014 e conheceu a Biblioteca através de uma conferência. Depois de ser apresentado à Subgerência de Obras Raras, tornou-se um dos visitantes mais assíduos do Setor. "Ano passado eu estava aqui em Salvador e conheci a Biblioteca através de um evento para o qual me convidaram, uma conferência com o tema 'Somos Africanos', organizado para os baianos. Eu assisti, e assim eu conheci a Biblioteca". 

Pierre Pambou conta ainda que está escrevendo um livro sobre a escravidão, e encontrou na Subgerência documentos e registros bibliográficos que têm ajudado muito em sua pesquisa. Desde que chegou em Salvador, a BPEB foi indicação unânime entre seus amigos para ajudar em seu trabalho. "Quando eu conversava com as pessoas sobre a minha pesquisa, eles falavam 'na Biblioteca você pode achar documentação', e então eu passei a vir aqui para saber onde poderia trabalhar e fui apresentado a Dona Célia (Subgerente responsável pelo Setor), e assim descobri esse setor onde tenho trabalhado, e encontrei documentos que tem a ver com meu trabalho, com o ponto preciso do trabalho que estou fazendo." 

Segundo Pierre Pambou, no pouco tempo em que ele está na Bahia, a Biblioteca tem sido referência, desde o acervo disponível até o tratamento que recebe dos funcionários. Ele afirma que foi acolhido com gentileza, e pretende continuar a frequentar a Biblioteca ainda por muito tempo, enquanto estiver no Brasil. 

A Subgerência de Obras Raras e Valiosas funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 2º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris. Para mais informações: 71 3117-6091

Dica Cultural: Orquestra Afrosinfônica realiza lançamento do seu Cd "Branco"

Clique para ampliar
O quê: Orquestra Afrosinfônica realiza lançamento do seu Cd "Branco"
Quando: 04 de fevereiro, quarta-feira, às 20h
Onde: Arena do Teatro Sesc Pelourinho
Quanto: Gratuito
Mais informações: (71) 9341 5543 | orquestraafrosinfonica.com

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

De Olho na Notícia: MinC promove série de oficinas de especialização em Acessibilidade Cultural

Clique para ampliar
O Ministério da Cultura (MinC), promove a partir desta quarta-feira, 28/01, uma série de oficinas direcionadas a gestores públicos de cultura, Pontos e Pontões de Cultura, organizações da sociedade civil e professores de universidades públicas interessados em concorrer a uma vaga para o Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, que será realizado em abril pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

O curso em como proposta sensibilizar e instrumentalizar gestores públicos na implantação de políticas de acessibilidade cultural, além de ampliar o debate sobre gestão cultural acessível e legislações conquistadas no campo dos direitos humanos e da deficiência.

As primeiras oficinas serão realizadas em Recife (PE), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Natal (RN), Rio Branco (AC), Belo Horizonte (MG) e Campina Grande (PB). Não há necessidade de inscrição prévia e a participação é gratuita. 

As inscrições para o curso de especialização podem ser feitas até 28 de fevereiro, exclusivamente por via postal. Carta registrada deve ser enviada pelos Correios para a Caixa Postal 70104, Rua Prudente de Moraes, 147, Rio de Janeiro (RJ), CEP: 22420-970. Os documentos necessários para a participação estão listados no edital de seleção.

Serão oferecidas 63 vagas, sendo 27 para servidores públicos concursados de instituições culturais públicas; cinco para Pontos e Pontões de Cultura (que receberão apoio para a capacitação por meio de passagens); cinco para representantes de instituições da sociedade civil que atuem no campo da deficiência e da cultura; cinco para docentes de cursos de Terapia Ocupacional ou áreas afins de universidades públicas; cinco vagas para funcionários concursados do MinC; cinco vagas para produtores culturais concursados da UFRJ; três vagas para bolsistas de residência cultural; e duas vagas para a equipe de secretaria acadêmica do curso de especialização em acessibilidade cultural.

O curso terá carga horária de 360 horas, divididas em nove blocos de 40 horas semanais. Cada bloco será realizado durante uma semana por mês, de modo a possibilitar a participação de candidatos de fora do Rio de Janeiro. Serão 12 disciplinas teóricas e práticas: política e diversidade cultural; aspectos gerais das deficiências; tecnologia assistiva I e II; exposição acessível I e II; seminário de projeto I e II; sensibilização em Libras; audiodescrição I e II; e Braile e outros recursos.

Confira a programação completa das oficinas: cultura.gov.br

Dica Cultural: Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz realizam ensaio aberto

Clique para ampliar
O quê: Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz realizam ensaio aberto
Quando: 26 de janeiro, segunda-feira, às 20h
Onde: Casa 14, Pelourinho (Anexo ao Teatro XVIII)
Quanto: 1kg de alimento

sábado, 24 de janeiro de 2015

Dica Cultural: Projeto Domingo no TCA abre a temporada 2015 com o espetáculo "A Rádio do Seu Coração"

Foto: Divulgação
A primeira edição de 2015 do projeto Domingo no TCA traz para o público o espetáculo A Rádio do Seu Coração, concebido por Luana Serrat e Nana Porto, artistas e professoras da tradicional Escola Picolino de Artes do Circo (Circo Picolino), de Salvador, numa montagem que homenageia a época de ouro do rádio e suas eternas canções. 

A apresentação acontece no dia 25 de janeiro, às 11 horas, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, com ingressos a R$ 1 e R$ 0,50, vendidos no mesmo dia a partir das 9 horas, com acesso imediato do público. Circo, dança, teatro e música ao vivo se entrelaçam nessa montagem emocionante e criativa, com duração de 50 minutos. Por meio de um grande “rádio mágico”, o espetáculo mostra performances que sincronizam números de trapézio, malabares, clown e acrobacias, a partir da história de duas mulheres que sofrem com a magia do amor e da paixão.

Além de Luana Serrat e Nana Porto, a montagem traz ainda os artistas Fabio Bomfim, Jailson Pereira e Raquel Quesado, acompanhados pelos músicos Jaime Bokão, Juracy do Amor e Beto Portugal, que assina a direção musical. Tendo como inspiração a efervescência da época de ouro do rádio brasileiro, com seus programas e jingles, locutores, cantoras e cantores, “reis” e “rainhas”, a trilha sonora passeia por uma variedade de sambas, marchinhas, tangos e boleros. Alethéa YF assina o figurino.

O quê: Projeto Domingo no TCA abre a temporada 2015 com o espetáculo "A Rádio do Seu Coração"
Quando: 25 de janeiro, domingo, às 11h
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Quanto: R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia)
Mais informações: tca.ba.gov.br

Fonte: tca.ba.gov.br

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Dica Cultural: Verão Solar 40º realiza "Mamaço no Jardim" e "Jardinagem com as Minas"

Clique para ampliar
Integrando a programação do Verão Solar 40º, o Parque Solar Boa Vista recebe no próximo domingo, 25/01, a partir das 9h, o Mamaço no Jardim. O evento reunirá mães para amamentar ao ar livre, enquanto a criançada molha os canteiros floridos com os estilosos "regamores". Além disso, o projeto receberá doações de frascos de vidro com tampa plástica, tipo de café, para o Banco de Leite Humano do Iperba

Já no dia 08 de fevereiro, a partir das 08h, o projeto realizará a Jardinagem com as Minas, onde será realizado um bate-papo sobre feminismo e adubagem dos canteiros do Solar com o Coletivo Poder e Ação Feminista da Bahia. Os participantes devem levar sacos de húmus ou de terra adubada para contribuir com as plantas. 

O quê: Verão Solar 40º realiza Mamaço no Jardim e Jardinagem com as Minas
Quando: 25 de janeiro e  08 de fevereiro
Onde: Parque Solar Boa Vista (próximo ao Cine Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas)
Quanto: Gratuito

Biblioteca recebe o lançamento do livro Não Sei Se Sou

Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe na próxima quarta-feria, 28/01, às 19h, o lançamento do livro Não Sei Se Sou, do poeta Douglas de Almeida. O evento acontecerá no Quadrilátero da Instituição, com entrada gratuita. 

O quê: Biblioteca recebe o lançamento do livro "Não Sei Se Sou"
Quando: 28 de janeiro, quarta-feira, às 19h
Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: Gratuito

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Seminário sobre o Fórum Social Mundial acontece na Biblioteca

Clique para ampliar
Acontece de 22 a 24 de janeiro, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), o Seminário Internacional FSM rumo a Túnis. O encontro irá debater ações para o Fórum Social Mundial a ser realizado em março. Os interessados em participar do evento devem fazer a inscrição com antecedência. Para se inscrever é necessário enviar e-mail para fsm2015coletivobahia@gmail.com com os seguintes dados: nome completo, entidade que representa e dados para contato. Organizações sociais e palestrantes internacionais vão participar do evento na Bahia.

O evento começa no dia 22, às 13h30, com apresentações culturais, seguido de uma mesa de abertura. No dia 23, as atividades começam às 9h e seguem até às 18h, contando com a participação de representantes de organizações baianas e brasileiras, além de integrantes dos comitês organizadores tunisianos e magrebino do FSM 2015 e do grupo de trabalho do Fórum Mundial de Mídia Livre. No dia 24, das 9h às 18h, as entidades se reunirão para elaborar propostas de atividades para serem apresentadas em Túnis, durante o FSM.

O Fórum Social Mundial de 2015 acontece na Tunísia em março. O seminário busca discutir o atual papel do Fórum Social Mundial e a participação do movimento social brasileiro nessa próxima edição que acontecerá em Túnis, na Tunísia. O encontro dá sequência ao processo brasileiro de discussões sobre os rumos do FSM no país. Será o momento de intercambiar as agendas nacionais, bem como estabelecer critérios, facilitar e apoiar a formação e participação da delegação brasileira para o próximo FSM.


Filme na Biblioteca exibe o longa Vai que Dá Certo

Clique para ampliar
O projeto Filme na Biblioteca exibe nos dias 26 e 28 de janeiro, segunda e quarta-feira, o filme Vai que Dá Certo, do diretor Maurício Farias. O longa será exibido em duas sessões, às 10h e 15h, na Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, com entrada gratuita.

Vai que Dá Certo - Cinco amigos dos velhos tempos se encontram com problemas financeiros e resolvem se reunir para praticar um golpe contra uma transportadora de valores. O plano é ótimo e Danilo (Lúcio Mauro Filho) trabalha lá já tem tudo esquematizado na cabeça. Agora, ele só precisa que Rodrigo (Danton Mello), Vaguinho (Gregório Duvivier), Amaral (Fábio Porchat) e Tonico (Felipe Abib) se concentrem nas coordenadas para faturar uma grana alta e fácil. Mas a sorte não parece estar do lado do quinteto e eles vão ter que se virar para honrar o compromisso com um "empresário do mal", que financiou o armamento do grupo. Será que eles conseguem? É quando pinta a ideia de recorrer a um outro amigo de infância, o político Paulo (Bruno Mazzeo). A confusão está armada e tem tudo para dar errado.

O quê: Filme na Biblioteca exibe o longa "Vai que Dá Certo"
Quando: 26 e 28 de janeiro, segunda e quarta-feira, às 10h e 15h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar da Biblioteca Pùblica do Estado da Bahia
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Margareth Menezes estreia os Ensaios AfroPop de Salvador no Mercado Iaô

Clique para ampliar
Margareth Menezes estreia no próximo domingo, 25 de janeiro, às 17h, os Ensaios do AfroPop Reggae, no Mercado Iaô, na Ribeira. O evento também contará com as participações do Olodum e Duda Sepúlveda, da banda Diamba. 

Tradicionalmente marcados pela multiplicidade artística, os Ensaios ficam este ano ainda mais plurais. As duas edições, que acontecem nos dias 25 de janeiro e 8 de fevereiro, serão realizadas no Mercado Iaô – centro de economia criativa, artes e entretenimento, na Ribeira, que tem movimentado a cena cultural da cidade com uma programação extensa de música, artesanato, gastronomia, dança, teatro e literatura. 

Em 2015, quando completam 10 anos, os Ensaios do AfroPop trazem o tema ‘Axé de Todos os Ritmos’, celebrando os 30 anos do Axé Music e a fusão rítmica de gêneros musicais tipicamente brasileiros como forró, MPB, samba e reggae.
Além da nova casa, a temporada 2015 traz outras duas boas novidades. Seguindo a linha do Mercado Iaô, os Ensaios contarão com um dia inteiro de programação cultural, das 10h às 19h, e serão gratuitos. 

No show, marcado para as 17h, Margareth Menezes canta hits dos seus 27 anos de carreira como Faraó, Elegibô, Dandalunda, Selei, além da novíssima Eu vim aqui só pra te ver que, apesar de ainda não ter sido gravada em estúdio, tem levantado o público em shows pelo Brasil. Com os convidados, a artista faz duetos de clássicos do samba-reggae e do reggae. A programação do Ensaio do AfroPop tem início com abertura da feira de economia criativa e gastronômica (10h), seguida por Orquestra de Berimbaus (12h), Dança pra Ogum (13h30), Jackson do Bandolim (14h) e Percussão Ilê Aiyê (15h30), Charanga (16h30) e, encerrando, show Margareth Menezes e convidados (17h).

O quê: Margareth Menezes estreia os Ensaios AfroPop
Quando: 25 de janeiro, domingo, às 17h
Onde: Mercado Iaô, final de linha da Ribeira
Quanto: Gratuito
Mais informações: margarethmenezes.com.br

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

21 de Janeiro - Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Clique para ampliar

Dica Cultural: Casa da Música realiza Fogueira Filosófica

Clique para ampliar

O quê: Casa da Música realiza Fogueira Filosófica
Quando: 21 de janeiro. quarta-feira, às 18h
Onde: Às margens da Lagoa do Abaeté
Quanto: Gratuito

Biblioteca realiza oficina infantil com material reciclado

Image: Ilustração
O Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia realiza nesta quarta-feira, 21 de janeiro, às 15h uma oficina com material reciclado para a criançada, onde os participantes criarão uma maquete após a leitura de histórias. Toda a atividade é gratuita. 

O quê: Oficina infantil "Se essa Rua fosse Minha"
Quando: 21 de janeiro, quarte-feira, às 15h
Onde: Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: Gratuito 

Dica Cultural: Forró no Parque estreia com show de Zelito Miranda e banda Cascadura

Foto: Arte G1
O tradicional Forró no Parque, capitaneado pelo cantor Zelito Miranda, faz sua estreia em 2015 às 11h deste domingo (25). Para a primeira edição do ano, o forrozeiro convidou a banda de rock baiana Cascadura para se apresentar na festa.

Como o Parque da Cidade, espaço oficial do evento, está em reforma, o show gratuito será realizado na Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho.

Zelito Miranda é um dos grandes nomes do forró baiano. Com doze discos, entre CDs e LPs, um DVD e participações diversas em coletâneas, Zelito é dono de um repertório vasto e conta com uma banda composta por 10 músicos.

A Cascadura é um dos pilares do rock baiano. Fundada no início dos anos 90, o grupo já lançou 5 discos e um DVD. Capitaneada pelo compositor e vocalista Fábio Cascadura, o a banda iniciou a carreira fazendo um som que remetia ao trabalho de bandas como Lynyrd Skynyrd e Rolling Stones. Ao longo do tempo, as composições foram se modernizando e atualmente o grupo tem fãs em todo o Brasil.

O quê: Forró no Parque com Zelito Miranda e Cascadura
Quando: 25 de janeiro, domingo, às 11h
Onde: Praça Pedro Arcanjo, Pelourinho
Quanto: Gratuito

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

De Olho na Notícia: Esclarecimentos sobre o serviço WI-FI na Sala de Estudos da Biblioteca

Sala de Estudo da BPEB | Foto: BPEB
Após os questionamentos de alguns usuários da Sala de Estudos da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, 1º andar, sobre o Serviço WI-FI, a diretoria da Instituição junto a equipe de Tecnologia da Informação (TI) informa que a desestabilidade do sinal  de internet ocorre por dificuldades da operadora Oi, através do Oi-Velox, que presta este serviço junto à Biblioteca, refletindo o problema nos receptores primários deste sinal (modem e roteador) e, consequentemente, nos equipamentos APs (Access Point) localizados na Instituição, independente de sua localização física, já que seu raio de alcance abrange todos os quadrantes dentro da Sala de Estudos satisfatoriamente. 

A dificuldade de acesso pode se agravar, ainda, pela quantidade de aparelhos conectados simultaneamente à esse sinal, e pela capacidade de captação por cada um desses, além do tipo de conteúdo acessado e explorado pelos usuários em seus aparelhos individuais, que ajuda sobrecarregar o sinal da rede WI-FI, que atualmente tem a velocidade de 5 Megas.

Para a melhoria do uso desse serviço, a Biblioteca sugere aos usuários da Sala de Estudos, como ação imediata, que evite o acesso a sites que possam sobrecarregar o sinal, como sites de jogos, vídeos, rádios online, redes sociais, entre outros. 

A Sala de Estudos funciona no 1º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h, sábados e domingos das 8h30 às 16h. 

Dica Cultural: Sarau Kids - Oficinas de Verão com Paxuá e Paramim

Clique para ampliar
O Sarau Kids- Oficinas de Verão com Paxuá e Paramim, realiza entre os dias 19, 20 e 21 aulas de Ideias Criativas; Esculturas, Adereços e Colagem; e Ambientação e Ornamentação, além de uma oficina de Produção de Eventos.

O produto final das oficinas será utilizado como parte da cenografia do palco do Museu du Ritmo, dia 29 de janeiro, no Sarau Kids, com apresentação da Palavra Cantada e show de Carlinhos Brown e seus convidados especiais Anitta e MC Gui.

As oficinas são gratuitas e abertas ao público de Artes Plásticas, no Guetho Square, e de Produção de Eventos, na sede da Pracatum - ambos no bairro do Candeal. Para se inscrever, os interessados precisam ter entre 14 e 18 anos e enviar o nome completo, RG, idade e telefone pessoal ou do responsável para oficinas.saraukids@gmail.com, com o assunto “inscrição” ou ir na sede da Associação Pracatum, na Rua Paulo Afonso, 295, Candeal.

O quê: Sarau Kids - Oficinas de Verão com Paxuá e Paramim
Quando: 19, 20, e 21 de janeiro
Onde: Guetho Square e sede da Pracatum, Candeal
Quanto: Gratuito
Mais informações: oficinas.saraukids@gmail.com

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Show de lançamento do CD de Mariella Santiago na Biblioteca

Clique aqui para ver mais fotos
Foto: Taiana Figueiredo

Biblioteca exibe o filme Até que a Sorte nos Separe 2

Clique para ampliar
O projeto Filme na Biblioteca exibe na próxima quarta-feira, 21/01, o filme Até que a Sorte nos Separe 2, de Roberto Santucci. O longa será exibido em duas sessões, às 10h e 15h, na Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar da Biblioteca Pùblica do Estado da Bahia, com entrada gratuita.

Até que a Sorte nos Separe 2 - Três anos depois, Tino (Leandro Hassum) e Jane (Camila Morgado) estão mais uma vez em dificuldades financeiras. O saldo bancário do casal é salvo graças ao inesperado falecimento de tio Olavinho, que deixou uma herança de R$ 100 milhões a ser dividida igualmente entre Jane e sua mãe, Estela (Arlete Salles). Como o último desejo do tio foi que suas cinzas sejam jogadas no Grand Canyon, Tino aproveita para levar a esposa e dois de seus filhos para conhecer Las Vegas. Entretanto, ele se empolga com a jogatina de um cassino e perde todo o dinheiro ganho por Jane na mesa de pôquer. Para piorar a situação, ainda fica devendo US$ 10 milhões a um capanga da máfia mexicana (Charles Paraventi), que deseja receber o dinheiro a todo custo.

O quê: Biblioteca exibe o filme Até que a Sorte nos Separe 2
Quando: 21 de janeiro, quarta-feira, às 10h e 15h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar da Biblioteca Pùblica do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Confira a programação dos filmes de janeiro da Biblioteca Anísio Teixeira

Clique para ampliar
O quê: Confira a programação de filmes da Biblioteca Anísio Teixeira
Quando: 22 e 29 de janeiro, às 9h e 14h
Onde: Biblioteca Anísio Teixeira, Rua Frei Vicente, 16, Pelourinho
Quanto: Gratuito

sábado, 17 de janeiro de 2015

Dica Cultural: Parque Solar Boa Vista promove o projeto Domingo no Parque

Clique para ampliar
A campanha É Verão! #OcupeSeuEspaço! da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, chama  a atenção para vasta e diversa programação da rede de espaços culturais mantidos por ela durante a estação do verão. E o Cine Teatro Solar Boa Vista integra a campanha com uma programação quente para o início de 2015.

Em sua 3ª edição, a programação Verão no SOLAR 40º, acontece entre os dias 06/01 a 11/02, com uma variedade de atividades. Nessa edição além das atividades internas o Parque Solar Boa Vista também será ocupado através da ação Domingo no Parque!.

O Domingo no Parque! visa ocupar a área externa do SOLAR e chamar atenção para sua revitalização, com ações direcionadas ao público infanto-juvenil, além dos moradores do Engenho Velho de Brotas.

Confira a programação:

11.01 - Brincadeiras 08h às 12h | Oficina de Pipa 09h às 11h | Espetáculo O Palhaciclista 11h

18.01 - Brincadeiras + Um Poema em Cada Árvore 08h às 12h | Oficina de Bonecos + Oficina de Pipa 09h às 11h | Apresentação + Treino Comunidade Parkour Salvador 10h | Espetáculo O Palhaciclista 11h

25.01 - Brincadeiras + Um Poema em Cada Árvore 08h às 12h | Passeio Ciclístico com o Grupo Pedal do Engenho - Concentração às 08h30, saída às 09h | Biblioteca Móvel 08h às 12h | Canteiros Coletivos 08h às 11h | Oficina de Pipa 09h às 11h | Espetáculo O Palhaciclista 11h

01.02 - Brincadeiras + Um Poema em Cada Árvore 08h às 12h |  Oficina de Pipa 09h às 11h | Cineparkour - mostra de vídeos10h  |Espetáculo O Palhaciclista 11h

08.02 - Brincadeiras + Um Poema em Cada Árvore 08h às 12h | Ruas de Lazer 08h às 12h | Biblioteca Móvel 08h às 12h | Canteiros Coletivos 08h às 11h | Oficina de Pipa 09h às 11h | Espetáculo O Palhaciclista 11h 

O quê: Parque Solar Boa Vista promove o projeto Domingo no Parque
Quando: 11, 18 e 25 de janeiro e 01 e 08 de fevereiro, das 08h às 12h
Onde: Parque Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas
Quanto: Gratuito
Mais informações: veraonosolar.wordpress.com

Dica Cultural: Afrobeat Orquestra homenageia o Maestro Abigail Moura com apresentações neste fim de semana

A ABAYOMI - Afrobeat Orquestra homenageia o Maestro Abigail Moura com uma série de apresentações a preços populares neste fim de semana na Caixa Cultural Salvador. Confira a programação: 

17/01, às 17h e às 20h - com participação de Céllia Nascimento, Gabi Guedes e Letieres Leite;

18/01, às 19h - com a participação de Céllia Nascimento e Carlos Negreiros.

O quê:  Afrobeat Orquestra homenageia o Maestro Abigail Moura 
Quando: 17 e 18 de janeiro
Onde: Caixa Cultural Salvador
Quanto: Ingressos vendidos a preços populares a partir das 9h do dia 16 de janeiro

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

De Olho na Notícia: Biblioteca Infantil Monteiro Lobado seleciona novos talentos para a Cia. de Teatro BIML

Clique para ampliar
A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) está com inscrições abertas para seleção de novos talentos para compor as turmas vespertinas da Cia. de Teatro BIML infantil (08 a 11 anos | terças e quintas das 14h às 16h30) e juvenil (12 a 17 anos | quartas e sextas das 14h às 16h30), com aulas ministradas pelo arte-educador Sérgio Mício.

*As inscrições são de terça a domingo, das 08h30 às 17h, até o dia 30/01. As vagas são limitadas e a seleção será mediante uma audição, que ocorrerá no dia 06/02 às 14h.

Cia. de Teatro BIML - A Companhia de Teatro da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato completará 5 anos em maio. Desde a sua criação em 2010, vem investindo em adaptações literárias, incentivo a leitura e interpretação de textos, produzindo anualmente uma média de 6 espetáculos entre as turmas infantil e juvenil.

O quê: Biblioteca Infantil Monteiro Lobado seleciona novos talentos para a Cia. de Teatro BIML
Quando: Inscrições até 30 de janeiro, terça a domingo, das 08h30 às 17h | Audições no dia 06 de fevereiro, às 14h.
Onde: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato
Quanto: Gratuito
Mais informações: bimlprogramacao@gmail.com | 3117-1411

Biblioteca recebe a exposição Artesanato da Vonvon

Clique para ampliar
O quê: Biblioteca recebe a exposição Artesanato da Vonvon
Quando: 05 a 31 de janeiro, das 08h30 às 21h
Onde: Vão do Foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: Gratuito

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Aviso!

Clique para ampliar

De Olho na Notícia: Arquivo Público do Estado da Bahia já está com atendimento normalizado

Clique para ampliar
Após a finalização das obras de restauro do telhado, forro e assoalho do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), na Baixa de Quintas, o público já pode voltar a usufruir dos serviços do órgão. As intervenções qualificaram o acesso e uso de partes importantes como a Sala de Consulta de Manuscritos e Impressos e a sala de Consulta de Microfilmes.

O atendimento a pesquisadores e consulentes já está normalizado, respeitando os horários e formas de acesso regulares. Os horários de atendimento da Sala de Consulta de Manuscritos e Impressos são de segunda a sexta-feira, de 8h30 as 17h30.

Já horário da Sala de Consulta de Microfilmes e Biblioteca Francisco Vicente Vianna, é de segunda a sexta-feira, 8h30 as 12h30 e à tarde das 13h30 às 17h30.

Onde: Ladeira de Quintas, 50, Baixa de Quintas, Salvador - Ba
Contatos: (71) 3116-2165 | apb.fpc@fpc.ba.gov.br
Mais informações: fpc.ba.gov.br

Legados Raros - A Dama de Espadas

PUSCHKIN, Alexander Sergueievitch.  A Dama de espadas. -
 Rio de Janeiro :  Confrafia Bibliofila Brasileira Cattleya Alba, [19-]. 100 p., il. 21 cm.

Em dois séculos de história a Biblioteca Pública do Estado da Bahia constituiu e preservou uma coleção literária rara e especial, de fundamental relevância para pesquisa, atualmente sob a guarda da Subgerência de Obras Raras e Valiosas. Este precioso acervo possui obras de importância nacional e internacional, com acesso restrito e previamente agendado, cuidados pela atual gestora da Subgerência, a Bacharel em Biblioteconomia com especialização em Acervos Raros, Célia Maria de Almeida Mattos.

Com o intuito de levar ao conhecimento público este acervo tão especial, a Biblioteca preparou uma série de postagens com alguns dos exemplares mais raros e curiosos encontrados em nossas estantes. Confira:

A Dama de Espadas
Fotos: juliana Neri
A Dama de Espadas, Alexander Sergueievich Puschkin – Uma edição original, de luxo, limitada, 200 exemplares numerados para sócios da Confraria, todo impresso em seda, com 52 desenhos coloridos à mão, acondicionado em caixa. A seda utilizada é da Fábrica de Tecidos Werner, em Petrópolis – RJ.

Foi traduzida para a língua portuguesa do original "Pekowaja Dama", baseada no trabalho de Prosper Merrimée, que a traduziu para o francês, por Álvaro Moreira. O autor (1799-1837) considerado o mais completo representante do romantismo russo cultivou com talento todos os gêneros literários.

O exemplar da Biblioteca n.172, foi impresso para Odorico Tavares com autógrafo da ilustradora Marta Pawlowna Schidrowitz e do tradutor Álvaro Moreira. A Realização é de Jerônimo Schidiowitz e procede da Coleção Odorico Tavares.

A Subgerência de Obras Raras e Valiosas funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 2º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Mais informações: 71 3117-6090 

Biblioteca realiza mostra de vinis de compositores de Músicas Clássicas

Clique para ampliar

O quê:
Biblioteca realiza mostra de vinis de compositores de Músicas Clássicas
Quando: 04 a 31 de janeiro, das 08h30, às 18h
Onde: Sala de Exposições, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Retrospectiva 2014 - Relembre tudo o que rolou na Biblioteca no ano que passou

Mulher em Cena 2014
Em 2014 a Biblioteca Pública do Estado da Bahia realizou uma série de ações culturais, sociais e educativas, através de projetos internos e do serviço de Cessão de Espaço, com uma programação diversificada e repleta de manifestações culturais. Relembre: 

Mulher em Cena - No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08 de março), a programação cultural da Biblioteca presta uma homenagem às mulheres através do projeto Mulher em Cena. Em 2014, as ações culturais se estenderam pelo mês de abril, quando se comemora o Dia Nacional da Mulher (30 de abril), trazendo para dentro dos espaços da Biblioteca palestras, filmes, oficinas, workshops, teatro, debates, bate-papo e muito mais.

203 ano da Biblioteca
203 anos da Biblioteca - Em 13 de maio de 2014 a Biblioteca celebrou os seus 203 anos de fundação. Fundada em 13 de maio de 1811, a primeira biblioteca pública do Brasil e a mais antiga da América Latina atualmente conta com um acervo de 600 mil exemplares, sendo 150 mil livros e diversos setores como o Braille, Infanto-juvenil, Pesquisa/Referência, Empréstimo, Sala de Estudo, Periódicos, Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana, Artes e Audiovisual. Os 203 anos foram celebrados com diversas ações culturais durante todo o dia.

Primavera para Tod@s 2014
Primavera para Tod@s - Para celebrar a chegada da Primavera e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), a Biblioteca promoveu durante o mês de setembro diversas ações culturais gratuitas de cunho educativo e de valorização da pessoa com deficiência através da 6ª edição do projeto Primavera para Tod@s. O projeto reuniu artistas, estudantes, médicos, especialistas e inúmeros frequentadores e visitantes da Biblioteca em atividades como: mostras de filmes seguidas de debate, vivências, bate-papo, exposição fotográfica e apresentações artísticas.

Cortejo da 7ª Lavagem da BPEB
7ª Lavagem da Biblioteca - No dia 05 de novembro de 2014, a Biblioteca realizou a sua 7ª Lavagem em comemoração ao Dia Nacional da Cultura e aos 44 anos da sua atual sede, além de ser o ponto de partida para o Novembro Negro. Considerada a primeira Lavagem Profano-Literária, a ação cultural realizada anualmente pela BPEB já faz parte do calendário cultural da cidade, traz uma programação diversificada e atrativa, evidenciando a "baianidade" da Instituição e o seu compromisso com a sociedade.
Além dessas ações, a Biblioteca foi palco de diversas outras atividade culturais que integraram o calendário da cidade em 2014, como a 3ª Bienal da Bahia - É Tudo Nordeste, o projeto Vitrines Culturais - Espaço Cultura, o projeto História em Movimento - Dois de Julho em Debate, o Seminário Nacional Mulher e Cultura, o Colóquio História e Quadrinhos: A história da Bahia em HQ, o III Fórum do Pensamento Crítico: Ditadura Militar – Direito à Memória, e muito mais. 

Biblioteca realiza exposição sobre as Festas Tradicionais da Bahia

Clique para ampliar

O quê: Biblioteca realiza exposição sobre as Festas Tradicionais da Bahia
Quando: 10 de janeiro a 10 de fevereiro, das 08h30 às 18h
Onde: Setor de Documentação Baiana, 3º andar
Quanto: Gratuito

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Biblioteca recebe o show de lançamento do novo CD de Mariella Santiago

Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe na próxima sexta-feira, 16 de janeiro, às 19:30, o show de lançamento do CD Ella, o mais novo trabalho da cantora Mariella Santiago

O CD Ella traz um extrato do que tem sido criado e interpretado por Mariella nos ultimos 10 anos, com uma sonoridade mais POP além da presença marcante do samba e das baladas, como Omorodé e Apará, revelando uma face mais romântica. Ella conta ainda com a participação de Chico César na faixa Calunga Exuberante, e outros nomes da nova cena baiana e brasileira, em um repertório escolhido durante os shows, em contato com o público. 

Mariella Santiago - Nascida em Salvador, na Bahia pós tropicalista dos anos 70, a cantora e compositora Mariella Santiago desenvolveu um estilo próprio. Na sua voz, a musicalidade afro-brasileira encontra o Jazz e o R&B de forma original, influências também presentes em seu trabalho de compositora. Seu pai, o cantor e compositor Messias Santiago, passou para ela e os irmãos o interesse pela música. Hoje  os três tocam juntos na formação que tem acompanhado Mariella nos ultimos 10 anos.

Seu primeiro CD, Mariella, lancado em 2002, traz um elenco de participações notáveis, entre elas as de Hermeto Pascoal, Carlinhos Brown, Dj Dolores e Gerônimo, tocando  trombone numa leitura jazzistica do samba-reggae Eu  Sou  Negão. Prêmio Brasken de Música, o disco é fruto da sua parceria com o guitarrista Pascal Heranval. Das 13 canções do  álbum, 10 são autorais. 
  
Nos últimos 15 anos Mariella tem se apresentado em projetos e festivais pelo Brasil e Europa, principalmente na França, Espanha e Alemanha. Na Bahia, além de presença marcante, seu trabalho é referência de inovação. Promove eventos multimídia que contam com a parceria de artistas de diferentes áreas, como Pirambeira Multimídia (Zauber, 2006), Tributo à Itamar Assunção (Pelourinho,2009) e os Encontros de Verão com Mariella Santiago e Convidados (Jan.2013, Fev. 2014).

O quê: Biblioteca recebe o show de lançamento do novo CD de Mariella Santiago
Quando: 16 de janeiro, sexta-feira, às 19h30
Onde: Escadaria da Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Quanto: Gratuito
Mais informações: Dayane Sena | salamandraproducoes@gmail.com